Na contramão da maioria das cidades brasileiras, em que a Educação está longe de ser satisfatória, Vinhedo ganha destaque especial. Além de figurar entre o seleto grupo de municípios a conquistar o “Selo Município Livre do Analfabetismo”, por apresentar alfabetização igual ou superior a 96%, Vinhedo também ocupa a 13a posição no ranking nacional e a 5a do Estado, em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que possui três indicadores: Longevidade, Educação e Renda.
O quesito Educação foi o que mais se desenvolveu entre o período analisado, de 2000 a 2010. Agora, o município colhe os investimentos feitos, com a expansão da educação e os cuidados na primeira infância. A perspectiva do atual governo é de que melhore a qualidade do ensino cada vez mais. “Trabalhamos para que nossas crianças se formem com todo o seu potencial de desenvolvimento garantido. Não tenho dúvidas de que a dedicação dos profissionais da educação para um ensino público de qualidade é a grande responsável por isto e a valorização dada a todos os trabalhadores é prioridade em nossa Administração”.
E os números comprovam isto; o relatório aponta evolução em todos os indicadores da Educação em Vinhedo. As escolas municipais influíram na boa pontuação do IDH. A rede municipal de ensino tem aproximadamente 10.600 alunos, em 20 creches e 14 escolas de ensino fundamental (1o ao 9o ano).
Neste cenário, pode-se afirmar que Vinhedo alcançou a universalização do acesso ao ensino básico regular, tendo em vista que em algumas regiões, as crianças de 06 a 17 anos de idade matriculadas no sistema municipal de ensino passam de 100%.
O acesso ao sistema de ensino é analisado através das taxas de frequência, apresentadas pelo IDH. Elas permitem uma visão da efetividade do ensino básico regular em Vinhedo, ou seja, do primário, a partir dos 06 anos de idade, ao ensino médio, 17 anos, por região.
No bairro Altos do Morumbi e região do Vista Alegre, a taxa de frequência ao ensino básico regular é de 104,68%. Em seguida, está o bairro Pinheirinho e região do Marambaia e Condomínio Vista Alegre, com 102,85%. Os bairros Observatório e Caixa D’agua apresentam 102,16%.
A região da Capela, Jardim Bela Vista e Santo Antônio, estão com 101,76% de pessoas entre 06 a 17 anos na escola.
Moradores do bairro Casa Verde e Vila Savian também tem acesso aos bancos escolares, com taxa de frequência líquida ao ensino básico regular, de 99,66%. Outro índice positivo aparece no centro da Capela, com 99,35%. Vila João XXIII, Santa Cândida e região das Represas, revelam participação de 95,70%. Por fim, a região central aparece com 95,66%.