Localizado perto da rodoviária, novo CRAS tem fácil acesso
No próximo dia 12 de agosto, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugura a terceira unidade do Centro de Referência de Assistência Social –CRAS, desta vez no Centro, na Rua Felicio Rossi, 153, no Jardim Alves Nogueira.
“Com esse CRAS vamos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito na sede da Secretaria de Assistência Social pelo Serviço de Atenção às Famílias–SAF , e agora estender para mais regiões, em um espaço onde será possível oferecer um atendimento diferenciado para as famílias”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Essa unidade do CRAS-Centro atenderá famílias de 33 bairros das regiões centro sul e sudeste da cidade: Caixa D’água, Recanto das Canjaranas, Vale da Santa Fé, Chácara do Lago, Macaúba e adjacências, Casa Verde, Jd. Alves Nogueira, Jd. Emilia, Jd. Alba, Barra Funda, Jd. Brasil, Jd. Santa Rosa, Jd. Junco, Jd. Itália, Santa Cruz, Jd. Primavera, Vila Planalto, Vila Cascais, Vila galo, Residencial Flora, Colinas de São Diego, Buracão, Paiol Velho, Estância das Flores, Pinheirinho, Jd. Nova Canudos, Jd. Paulista, Vista Alegre, Marambaia, São Joaquim, Ipê Velho, Fazenda São Luiz I e II e Centro.
A localização dessa unidade do CRAS foi outro ponto pensado pela Prefeitura para melhor atender a população:
“A proximidade da rodoviária, para onde convergem todas as linhas de ônibus, é de fundamental importância para o deslocamento das pessoas que utilizam nossos serviços”, afirma a Secretaria de Assistência Social, Iolanda Dias Nunes.
Equipe
A equipe de serviço do CRAS Central é composta por duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma estagiária assistente social e duas pessoas de apoio.
Esta equipe é responsável pela oferta das atenções e serviços à população residente nos bairros de abrangência do território, que vão desde o acolhimento inicial (recepção), até o acompanhamento da situação vivenciada pela família e a definição das melhores estratégias para cooperar na superação das suas necessidades e vulnerabilidades, seja por meio de programas de transferência de renda do programa federal Bolsa Família; dos programas estaduais Renda Cidadã e Ação Jovem; e o de Vinhedo, denominado SAE — Segurança Alimentar Emergencial, com concessão de cestas básicas após a avaliação. A coordenação das atividades cabe à Gerente de Proteção Social Básica, a assistente social Raquel Cristina. Além de acolhimento e orientação, as unidades do CRAS realizam ações como oficinas, palestras e campanhas, entre outras ações.
O CRAS Central, para efeito de localização, fica atrás da delegacia e perto do portão de acesso do cemitério. O funcionamento é das 7h30 às 17h00,o telefone 3886-4594, e como já veio com um serviço prestado na sede da secretária de Assistência Social, o número de atendidos por esse CRAS do Centro beira as 2 mil pessoas.
Vinhedo Social
Vinhedo tem se destacado no campo da assistência social com investimentos em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de infância, adolescência e terceira idade.
No mês passado, a Fundação Abrinq confirmou Vinhedo na 24o posição no Brasil em investimentos para a infância e a adolescência. Esse número é extremamente relevante, pois a avaliação levou em conta os 5.665 municípios brasileiros. Vinhedo ainda tem chance de se posicionar entre as dez primeiras cidades, já que o dado ainda é preliminar.
A cidade tem ainda o certificado do Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 com o objetivo de mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Atualmente, o Programa está na sua quinta edição, que corresponde ao mandato 2013-2016. Tem abrangência nacional e está presente em todos os estados do país. A primeira adesão do município de Vinhedo ao Programa ocorreu na gestão 2009-2012.
Outro programa importante da Prefeitura é o “Selando Parcerias”, convênio celebrado com entidades assistenciais, para onde deverão ser transferidos este ano quase R$8 milhões, a título de subvenção social para execução de serviços específicos. Este será o maior investimento já feito pela Prefeitura na área social, na história de Vinhedo.
Na última reunião do Conselho da Região Metropolitana de Campinas foi divulgada uma outra boa notícia. Estudo desenvolvido pela Fundação Seade — Sistema estadual de Análise de Dados, a pedido da Assembleia Legislativa de São Paulo, indica que Vinhedo é a primeira cidade da RMC — Região Metropolitana de Campinas no quesito longevidade, posicionada na faixa com expectativa de vida de 70 anos ou mais. A cidade também ficou bem posicionada no critério riqueza (2o lugar) e escolaridade (4o lugar), classificando-se no topo do ranking, o grupo 1 do estudo, na categoria de cidades com alta riqueza, alta longevidade e alta escolaridade.