Workshop foi realizado em Limeira
A cidade de Vinhedo esteve representada no 1o Workshop “Boas Práticas de Políticas Públicas de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (PMEs)”, promovido no último dia 16 pela Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCC&R) e realizado no Espaço de Eventos do Shopping Center Limeira.
O encontro integrou a “Agenda Positiva do Desenvolvimento de Limeira” e contou com a apresentação de cases de quatro Prefeituras da região, que concretizaram propostas consideradas soluções empreendedoras que potencializaram o ambiente de negócios e que ampliaram a competitividade de empresas instaladas nas respectivas cidades, caso de Vinhedo, Indaiatuba, Salto e Limeira.
“A cooperação entre governos locais é uma alternativa que pode gerar ganhos para os municípios com diferentes realidades, pois a experiência de sucesso de uma localidade pode ser compartilhada e com isso levar conhecimento para outra região, criando ações construtivas ao desenvolvimento com ideias advindas de representantes do Poder Público”, afirma Eliazar Ceccon, Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Vinhedo, que participou do evento representando a cidade.
O Secretário vinhedense abordou a “Rodada de Negócios Inversa”, projeto que tem por objetivo a construção de uma “Rede de conexões” entre empresas e consiste na oportunidade de abertura de espaço para as MPEs e MEIs divulgarem seus produtos e serviços. “É a forma das empresas compradoras e empresas vendedoras estabelecerem contatos visando à geração de negócios, onde as vendedoras apresentam suas ofertas para suprir as demandas das compradoras”, explica Ceccon.
A abertura do workshop foi feita pelo Secretário de Desenvolvimento de Indaiatuba, Renato Stochi, que apresentou o projeto “Café da manhã com Negócios”, que é um encontro bimestral com empresários interessados em debater oportunidades no Comércio Exterior. O objetivo do encontro é ampliar a base de empresas exportadoras no município. O encontro possui vagas limitadas em até 25 pessoas e não há custo para a Prefeitura, já que sempre há patrocínio da iniciativa privada. Stochi explicou que ele e sua equipe de trabalho realizam follow-ups com os participantes para estreitar o relacionamento e verificar se as informações foram úteis e se realmente ampliaram as exportações.
Eliana Moreira, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Estância Turística de Salto, trouxe para o debate o projeto “Comitê do Comércio Exterior COMEX”. A titular da pasta explanou que havia uma grande demanda no município, pois as empresas queriam iniciar ou ampliar as exportações, mas não havia um ambiente propício para discutir e capacitar tecnicamente os gestores. Com isso, a Prefeitura liderou um grupo de empresários e proporcionou um cronograma de atividades com a presença de palestrantes de alto nível, conseguindo convergir importantes sinergias entre ApexBrasil, Receita Federal e CIESP local.
O último painel da noite, apresentado pelo Diretor e Gestor de Relações Internacionais da Prefeitura de Limeira, André Bonini, abordou o “Programa de Apoio a Competitividade e Comércio Exterior”, onde há uma “escada de conhecimento” em que os empresários e gestores podem, gratuitamente, participar de diversos módulos voltados a consolidar as informações e prepará-los a iniciar ou ampliar as exportações. A finalidade do Programa é demonstrar que é possível se preparar adequadamente para iniciar as exportações e que há mercado para distribuir os bens produzidos na cidade. “Ao longo do 2o Semestre de 2015, pretendemos trazer Câmaras de Comércio Exterior de 20 países, com o objetivo de gerar network, ampliar o fluxo do Comércio Internacional e inserir Limeira globalmente no mundo dos negócios”, disse.
Para o Presidente da CCC&R, Dr. Romeu Santini, o objetivo principal do encontro é compartilhar experiências e disseminar as boas práticas desenvolvidas pelos governos municipais que integram o Conselho Regional da CCC&R, gerando importante intercâmbio de conhecimento e discussões voltadas a internacionalização dos municípios, por meio de apoio às PMEs.
Para Wladimir dos Santos, Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, este tipo de evento é fundamental para conhecer como as Prefeituras estão inovando para manter o crescimento, já que o executivo municipal precisa se reinventar a cada dia, devido a autonomia limitada para tratar de assuntos macroeconômicos.
O próximo passo deste grupo de representantes de governos locais é a divulgação deste workshop em outras localidades, no Brasil e no exterior.