Eixos apontados pela população serão importantes para a criação de um plano municipal de políticas públicas, estabelecendo metas para os próximos anos neste segmento
O prefeito Jaime Cruz recebeu de representantes do COMUD – Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – o relatório final da II Conferência Municipal que ocorreu em junho. A entrega do documento foi feita nesta quinta-feira, dia 16, pela presidente do Conselho, Sonia Regina Benedetti Prado e demais membros. O secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, também participou da reunião.
O relatório aponta ações discutidas e aprovadas na segunda conferência, propondo diretrizes para a criação em Vinhedo do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.
Entre as propostas estão a implantação de protocolos para identificação de usuários de drogas com agravos à saúde, nas Unidades de Proteção Básica e de Pronto Atendimento; criação de bancos de informações sobre o fenômeno das drogas, para diagnóstico e efetivas intervenções, levando em consideração as características de cada região do município; realização de mapeamento juntamente com a Secretaria de Assistência Social das famílias com maior vulnerabilidade social; além de realizar trabalho preventivo para a não adoção do uso de droga, entre outras.
“Na Conferência saíram eixos importantes, que poderão ser somados ao trabalho já desenvolvido no nosso município pela Prefeitura. Nossa proposta é em 2017, na próxima Conferência, podermos colher frutos através de ações efetivas realizadas de acordo com as propostas apresentadas na Conferência deste ano”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
A presidente do Conselho destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo COMUD com apoio da Prefeitura e a receptividade do prefeito em receber e tentar colocar em prática as propostas apresentadas pela população.
Em preparação à Conferência o COMUD realizou cinco pré-conferências municipais sobre políticas públicas sobre drogas. A Conferência ocorreu em junho e foi marcada pela participação da população na discussões e sugestões sobre o tema “Juntos pela Prevenção” e tendo como eixo de discussão o papel da família, da educação e do município.
COMUD
Por meio da Lei Municipal 3.413/2011 foi instituído o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMUD, que tem como objetivos coordenar, desenvolver e estimular programas e atividades de prevenção da disseminação de tráfico e do uso indevido e abuso de drogas; estimular e cooperar com serviços que visam ao encaminhamento e tratamento de dependentes de drogas e entorpecentes; entre outros.