No último sábado, 9, a Escola Municipal Jair Mendes de Barros, localizada no Jardim Três Irmãos, comemorou 20 anos de reabertura, com a presença de alunos e ex-alunos, pais, professores, demais profissionais e autoridades. O prefeito Jaime Cruz prestigiou o evento. A unidade, que integra da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Vinhedo, foi fundada pelo ex-prefeito e advogado que deu nome à escola.
“Fui secretário de Educação por 5 anos e também já dei aulas na E.M. Jair Mendes de Barros. Esse local tem uma história de avanço e luta, que merece ser reconhecido. Temos orgulho de falar da Educação de Vinhedo, com índices maravilhosos e das pessoas que tornam isso realidade dia após dia: profissionais capacitados e dedicados”, destacou o prefeito Jaime Cruz, que morou na região onde, mais tarde, foi construído o prédio da escola.
Também estiveram presentes a vice-prefeita, Claudinéia Vendemiatti, o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon; os vereadores Nil Ramos e Geraldinho Cangussú; o ex-vereador Valdir Palaro, o ex-secretário de Educação, Élcio Álvaro Bocaleto; a atual diretora, Berta Marciano, e a primeira diretora da escola, sra. Olide Lombardi.
No evento, foram entregues certificados homenageando pessoas que contribuíram e ainda contribuem com a escola, incluindo professores e alunos que receberam medalhas por se destacarem em olimpíadas de conhecimento e também no Festevi (Festival de Teatro de Vinhedo). A fanfarra da escola também realizou uma apresentação no evento. Um vídeo apresentou a linha do tempo da unidade.
“Atualmente, a Escola Municipal Jair Mendes de Barros possui 250 alunos, do Ensino Fundamental I e II, e é dirigida pela nossa querida diretora Berta. Parabenizo a escola pela excelência no ensino e pelo importante serviço prestado ao município”, destacou o secretário de Educação, Gilberto Lorenzon.
Histórico da Escola Municipal Dr. Jair Mendes de Barros
A unidade foi construída em 1991 pelo Governo do Estado, em terreno doado pela Prefeitura, e funcionou até 1995, quando foi fechada por não ter apresentar número ideal de alunos das séries avançadas. Em 1997, começaram conversações para o processo de municipalização do antigo ensino de Primeiro grau, agora transformado em Ensino Fundamental. A população dos bairros do Jardim Três Irmãos, Jardim Milanês, Nova Vinhedo, entre outros, reivindicava a reabertura e a municipalização da Escola Dr. Jair Mendes de Barros.
A reivindicação foi atendida e, em 1999, a escola foi reaberta tendo como diretor o Professor Agnaldo José da Silva, contando com cinco turmas no período da manhã com aproximadamente 180 alunos.