Atenções agora estão voltadas na preparação da 2a Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre drogas com temas surgidos nas pré-conferências
Dias 25, 26, 27, 28 e 29 de maio, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou em escolas municipais de diferentes bairros, cinco pré-conferências para discutir políticas públicas sobre drogas.
Participaram dessas pré-conferências alunos de escolas profissionalizantes, de ensino médio, representantes de outros conselhos municipais, profissionais da assistência social, da educação, de projetos sociais, de igrejas, grupos de autoajuda e comunidade em geral.
“O tema do uso de drogas é considerado de grande relevância social, mas pouco se discute em espaços abertos, públicos e com a participação da comunidade, como nessas pré-conferências, representada por diversos segmentos da sociedade, que puderam falar sobre a realidade particular e a sugestões para melhorar a qualidade de vida nas suas regiões”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
Encerradas as pré-conferências, a equipe de conselheiros está agora envolvida em preparar a 2a Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre drogas, no próximo dia 26, das 8h00 às 13h00, no Ceprovi, aonde serão apresentadas aos interessados as propostas surgidas nas pré-conferências.
“Os conselhos são uma das grandes conquistas para a participação e controle social da população promulgada pela constituição de 1988. O COMUD — Conselho Municipal de Políticas sobre drogas, ainda é um conselho muito novo e por trabalhar com uma problemática tão complexa deseja juntar pessoas interessadas em discutir propostas e apresentar diretrizes ao poder executivo”, afirma Sonia Regina Benedetti do Prado, presidente do COMUD, que é ligado a Secretaria de Saúde do município, e fica na Rua Monteiro de Barros, 530 — Centro.