A Santa Casa de Vinhedo, ora em regime de requisição administrativa por parte da Prefeitura, atendeu no mês de abril 5,1 mil pessoas. Esse número é 4% superior ao registrado em março para atendimentos de pacientes do SUS (internação), particulares e convênio (pronto atendimento e internações).
“Esse volume de atendimento da Santa Casa aponta para uma volta da credibilidade da entidade e acaba desafogando os demais serviços públicos da saúde, como a UPA, por exemplo”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
Diariamente têm sido atendidos na Santa Casa, em média, 114 adultos no período diurno; 26 adultos no período noturno e 27 atendimentos pediátricos, informa o Gestor Geral da Santa Casa, Celso Beltramini, durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (14) do Grupo Gestor da entidade.
Paralelo a isso, informa Celso Beltramini, prosseguem os trabalhos de reforma e ampliação e reforma do Centro Cirúrgico e da UTI, bem como as providências para aquisição de novos aparelhos para a Santa Casa, como ar condicionado e oxigênio, por exemplo, precedidos de projetos de engenharia mecânica para dimensionamento dos equipamentos que serão adquiridos.
Começam também os trabalhos para aquisição dos equipamentos do centro cirúrgico e UTI, como macas, camas, mesas cirúrgicas e respiradores, entre outros.
Na lavanderia, uma das máquinas já foi reformada e a outra segue agora para o mesmo serviço de revisão e pintura.
“Sobre a parte legal da entidade, há um constante trabalho junto ao ministério da saúde e receita federal visando a regularização da Santa Casa junto ao PROSUS. Por outro lado, a irmandade se prepara para o trabalho de modernização do estatuto do hospital, base para sua gestão após a saída da Prefeitura”, afirma o Secretário de Saúde, José Luis Bernegossi.
Participaram da reunião o Gesto Geral da Santa Casa, Celso Beltramini; o Secretário de Saúde de Vinhedo, José Luis Bernegossi; Secretário de Governo, José Pedro Cahum; Secretário de Administração, Adriano Corazzari; o Secretário de Negócios Jurídicos, Elvis Olivio Tomé; Dr. Frederico B. Fernandes, médico da Santa Casa; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis Albino; a diretora da Secretaria de Saúde Aline Guiraldelo de Souza, além dos vereadores Nil Ramos, Dario Pacheco, Alexandre Viola e Aparecido Dias, o Bacural.