Produto está à venda na Casa do Norte, na Rua Anibal Lelis de Miranda
Os usuários do CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, serviço municipal especializado em saúde mental, que oferece atendimento multidisciplinar no cuidado de pessoas com transtornos psíquicos graves e crônicos, já têm um ponto de venda de seu sabão para lavar louça e roupa.
O produto feito na oficina de sabão do CAPS, versão em barra, formato retangular, redondo e em pó, com a mesma composição, está disponível na Casa do Norte, na Rua Anibal Lelis de Miranda, no trecho perto da Rua Santa Cruz, no bairro Barra Funda.
A proprietária, Neide Gomes, se dispôs a ajudar pegando os produtos em consignação e até que eles vão indo bem: “Quero ajudar, claro, conheço as pessoas do CAPS e em uma semana já vendi dez barras de sabão”, afirma.
De acordo com a Terapeuta Ocupacional do CAPS, Giuliana Jorge Crepaldi, que coordena a oficina de sabão, a produção é feita duas vezes por semana pelos próprios usuários em espaço próprio do CAPS, e é autossustentável, ou seja, o que se arrecada é usado pra comprar novos materiais e o pequeno lucro dividido entre os participantes de acordo com a frequência no trabalho.
“Antes o produto era vendido de porta em porta pelos próprios usuários, mas agora com esse espaço é bem mais prático e esperamos a adesão de mais estabelecimentos, seja para venda em consignação ou compra para revenda”, afirma Giuliana.
Na Casa do Norte, por exemplo, a venda é em consignação. Em Vinhedo há três anos, antes era na Av. Independência, a Casa do Norte, vende produtos típicos do norte/nordeste: ervas, queijo coalho, feijão de corda, farinhas, temperos e produtos naturais, além de ingredientes de outras regiões como o chimarrão gaúcho e produtos de Minas, além de preparar tapioca na hora. O horário de funcionamento é das 8h00 ás 18h30 e aos sábados das 8h00 às 14h00.
Os interessados em vender o produto devem procurar o CAPS na Av. Benedito Storani, 209, Centro, ou ligar para 3826-3986, das 7h00 às 16h00.
A oficina de sabão
A Oficina de Geração de Renda de Sabão do CAPS tem como objetivo promover a autonomia, o protagonismo e a inclusão dos usuários, além de orientar sobre aspectos de reciclagem, meio ambiente e organização. Para a produção de sabão, a oficina conta com doação de óleo de cozinha usado.