No dia 23 de abril ocorre a 9o Conferência Municipal com debate de políticas públicas relacionadas ao segmento
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, programam no dia 26 de março a I Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Conferência irá reunir o público infanto-juvenil das 8h às 11h, no Ceprovi, para apresentações artísticas e culturais e discussão do fortalecimento de espaços e formas de participação do segmento em discussões relacionadas ao Plano Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
Os temas norteados na Conferência deste ano são direito de brincar, direito à participação, educação, saúde, esporte, cultura e ao lazer; direito à convivência familiar e comunitária; direitos das crianças e adolescentes com familiares encarcerados; medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infracional; prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador; violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua.
“A Conferência deve ser conduzida como um espaço democrático de discussão e de articulação coletiva, reunindo o poder público e a sociedade civil para o debate de políticas públicas que contribuam positivamente para este público”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Em preparação à Conferência Lúdica, estão sendo selecionados trabalhos elaborados por crianças e adolescentes para servirem de subsídios ao debate. As atividades são selecionadas pela comissão organizadora da Conferência (formada por conselheiros municipais e pelo público infanto-juvenil) para serem apresentadas no dia 26 por meio de teatro, painel, jogral, música e poesia.
Serão nove trabalhos selecionados para a Conferência Lúdica, sendo um trabalho selecionado entre as escolas particulares, um de escola estadual, cinco trabalhos (sendo 1 ensino infantil da Rede Municipal de Educação, dois trabalhos do ensino fundamental I e dois fundamental II) e dois de entidades.
“O objetivo é fortalecer as formas de participação das crianças e dos adolescentes na Conferência”, comentou a secretária de Assistência Social, Iolanda Dias Nunes.
Para ampliar o alcance dos jovens ao debate, os alunos do projeto Construindo o Futuro do Ceprovi criaram um blog convidando adolescentes, pais e responsáveis a participarem da Conferência Lúdica e encaminharem sugestões para efetivação de políticas públicas voltadas ao atendimento a crianças e adolescentes. O endereço é www.blog-do-ceprovi.webnode.com
Serviço:
Conferência Municipal Lúdica
Data: 26 de março
Horário: 8h às 11h
Local: Ceprovi – Avenida Independência, 5.407, Jardim Alba
9º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Data: 23 de abril
Horário: 8h às 14h
Local: Ceprovi – Avenida Independência, 5.407, Jardim Alba