Entre as ações previstas estão mais uma edição do Empretec, a vinda do Sebrae Móvel e a aproximação de empresários locais com a organização das Olimpíadas
Três representantes do Sebrae Campinas estiveram na Prefeitura Municipal de Vinhedo, na semana passada, em uma reunião para a definição de ações integradas visando favorecer o desenvolvimento econômico do município.
O gerente do Sebrae Campinas, José Carlos Cavalcante, e as consultoras Maria Paula de Castro Santos e Tereza Sartori Machet, foram recebidos pelo Secretário de Indústria Comércio e Agricultura de Vinhedo, Eliazar Ceccon, que afirmou a importância desta parceria que sempre favorece empresários e empreendedores locais.
Para o prefeito Jaime Cruz, a parceria com o Sebrae traz frutos significativos para o nosso município, favorecendo desde pequenas e médias empresas até pessoas que querem abrir o próprio negócio e precisam de orientação especializada. Como principal exemplo ele citou a conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor, em 2014. “Vinhedo é a única cidade da Região Metropolitana de Campinas a receber este importante prêmio pelos projetos “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar” e “Empresa Fácil” (Sim Vinhedo Digital)”, diz.
Entre os projetos discutidos no encontro está o Programa ALI (Agentes Locais de Inovação), no qual bolsistas do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), qualificados pelo Sebrae, atenderão as pequenas empresas para o diagnóstico do estágio de inovação e a identificação das oportunidades de melhorias para ampliar a competitividade.
José Carlos Cavalcante explicou que o início deste projeto está previsto para julho e jovens que fizeram a colação de grau no Ensino Superior entre abril de 2012 e março de 2015 podem concorrer a vagas de agente. “São 20 vagas para a região de Campinas”, disse. O período de atuação é de até 30 meses e o valor da bolsa é de R$ 4.000,00 mensais. “As empresas que aderirem ao ALI terão um acompanhamento continuado das ações de inovação”, completa.
Entre os outros assuntos tratados estavam a implantação de uma incubadora de empresas em Vinhedo; a organização de mais uma edição do Empretec, um curso de capacitação empresarial que utiliza com metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU), através Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), provavelmente no meio do ano; três novas datas para a vinda do Sebrae móvel para atender gratuitamente empreendedores vinhedenses; e a continuidade do Programa de educação Empresarial. “Conversamos ainda sobre a Central de Oportunidades das Olimpíadas do Rio de Janeiro no próximo ano, um projeto que poderá aproximar produtos e serviços de Vinhedo até a organização do evento esportivo e gerar negócios”, esclareceu Eliazar.
Na opinião de Jaime Cruz, todos os projetos discutidos são importantes para que Vinhedo continue se desenvolvendo e para que a economia local se fortaleça cada vez mais.