Os pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vinhedo terão uma programação especial de Carnaval nesta sexta-feira, 13.
De acordo com a enfermeira Josimari Terin Pinheiro, coordenadora do CAPS, dezenas de pessoas atendidas no local poderão cantar e dançar ao som de marchinhas carnavalescas e aproveitar um pouco da festa mais popular do Brasil.
“A comemoração do Carnaval sempre é uma forma positiva de interação e entretenimento não apenas entre os pacientes, mas também com a equipe que trabalha diretamente com eles no cotidiano”, diz o Secretário de Saúde José Luis Bernegossi.
Para o prefeito Jaime Cruz, o CAPS tem a premissa de funcionar também como um espaço de inclusão social, podendo favorecer amplamente o lado emocional de todas as pessoas que ali são atendidas. “O Carnaval é esperado por todos os pacientes e já se tornou uma tradição no local. Esses momentos de alegria só favorecem o bem estar de quem está em tratamento”, afirmou.
Saiba mais sobre o CAPS
O CAPS é uma instituição criada pela Prefeitura Municipal de Vinhedo em 1999, que visa a reabilitação psíquica em substituição aos hospitais psiquiátricos e de seus métodos no cuidado com as pessoas com transtornos mentais severos. Entre seus principais objetivos está a reintegração social pelo acesso ao trabalho, lazer e atividades que promovam qualidade de vida e saúde aos pacientes.
O serviço ligado à Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento individual e em grupos, além de visitas domiciliares. Entre as ações estão os planos terapêuticos individuais, que respeitam a identidade e potencial de cada usuário. Dentro dos projetos desenvolvidos com os pacientes estão oficinas voltadas à geração de renda com o desenvolvimento de trabalhos manuais (renda revertida aos próprios usuários), cuidados com a horta, alongamento e relaxamento, aulas de informática, ações de saúde e beleza, além de atividades recreativas e esportivas.
Também são formados os grupos de expressão, onde se aplicam atividades para o desenvolvimento cognitivo, para a coordenação motora e estímulo de memória e atenção.
A equipe interdisciplinar do CAPS é formada por médico psiquiatra, psicólogos, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem, farmacêutico e monitores.