Campanha “Eu vou sem Drogas” será lançada no evento e terá diversas outras ações no município ao longo do ano
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMUD), visando combater o uso de entorpecentes durante a 54ª Festa da Uva e 6ª Festa do Vinho, está lançando a campanha “Eu vou sem Drogas”.
O objetivo do projeto é chamar a atenção dos frequentadores do principal evento turístico e cultural de Vinhedo para que festejem sem se drogar. “Hoje, a problemática do uso indevido de drogas atinge a todos sem escolher condição social, intelectual ou mesmo de território. Queremos passar a mensagem de que as festas não precisam ser regadas a drogas, pois elas distanciam as pessoas umas das outras e podem trazer sérias consequências sociais e para a saúde”, afirma a presidente do COMUD, Sônia Regina Benedetti do Prado.
Ela esclarece que, além de mensagens na Rádio Festa, esta primeira ação da campanha do COMUD incluirá conversas com os proprietários das barracas de bebidas alcoólicas para que eles não vendam para menores de 18 anos e uma divulgação através de cartazes e pessoas circulando pelo recinto com a camiseta temática da campanha, que foi inspirada em uma ação realizada no Rock´n Rio. “Como as Festas da Uva e do Vinho atraem grande público, queremos que a marca “Eu vou sem Drogas” fique marcada na cabeça das pessoas”, diz Sônia. “Após esta primeira grande ação, teremos diversas outras iniciativas ao longo do ano, inclusive reuniões em escolas e com comunidades de bairros para agirmos de acordo com a necessidade apontada pela população”, completa.
Como ressalta o Secretário Municipal de Saúde, José Luis Bernegossi, através do COMUD, a Prefeitura de Vinhedo se posiciona e convida toda a população a aderir à campanha. “A prevenção e o alerta constantes são extremamente relevantes quando o objetivo é manter distância das drogas e das bebidas alcoólicas. Cuidar da saúde dos vinhedenses significa agir frequentemente para que os entorpecentes não os afetem”, declara.
Para o prefeito Jaime Cruz, a iniciativa é fundamental para que todos se conscientizem de que há muitos riscos inerentes ao consumo de álcool e de drogas. “Queremos que as Festas da Uva e do Vinho continuem tendo um caráter familiar e que todos possam se divertir em todas as atrações. Vamos construir um município saudável e sem violência, onde as drogas dão lugar à alegria e aos encontros de amigos e familiares”, enfatiza.