Arma elétrica, sprays de pimenta, hortelã e gengibre e até arma de paintball fazem parte do arsenal não letal da Guarda
Com um treinamento teórico e prático realizado nesta terça-feira (3), a Guarda Municipal de Vinhedo finalizou seus preparativos para a segurança durante o período das Festas da Uva e do Vinho, maior evento turístico da cidade, que começa no próximo sábado (7) e se estende até o dia 22, no parque Municipal Jayme Ferragut, que deve receber perto de 450 mil visitantes.
Além da parte tática, a Guarda Municipal de Vinhedo vai levar para as Festas da Uva e do Vinho todo seu arsenal de armas não letais, formada por sprays de pimenta, de hortelã, de gengibre, arma elétrica e até arma de paintball.
“Nosso objetivo é garantir a segurança e conforto das famílias vinhedenses e turistas na nossa maior festa”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
De acordo com o Secretário de Transportes e Defesa Social Toninho Falsarella, a quem a Guarda Municipal está vinculada, “o grupo vem sendo treinado há anos e o trabalho de hoje é uma preparação especial, a estratégia específica para as necessidades das Festas da Uva e do Vinho”, afirma.
Participaram do treinamento teórico e prático 36 guardas municipais. “Eles são a linha de frente no controle de tumulto, portam os escudos e os materiais letais e não letais, com o apoio dos demais guardas municipais”, afirma o Comandante da Guarda Municipal, Osmir Cruz.
Uma das novidades entre os armamentos não letais do arsenal da Guarda Municipal de Vinhedo será a arma elétrica, armamento regulado por legislação federal que dispara um dardo que penetra no corpo do agressor e aplica 50 mil volts imobilizando imediatamente a pessoa, sem colocar em risco a sua vida.
“Essa arma ajuda o Guarda Municipal a cumprir a lei e preservar a vida, sem o uso de arma de fogo”, afirma Marcio Luiz Aprigio, Diretor da Secretaria de Transportes e defesa Social.
Do arsenal da Guarda Municipal, o gel de pimenta e o espargidor de hortelã são destinados apenas ao agressor, não afetando as pessoas ao redor, como o gás de pimenta.
Já o tiro de paintball terá a finalidade de marcar os indivíduos envolvidos no eventual tumulto. “A marca será o comprovante que a pessoa esteve envolvida no tumulto e permite a Guarda Municipal prendê-lo depois, se necessário. Depois do tumulto ninguém fez nada e a tinta nos ajudará nessa identificação”, afirma o Comandante Cruz.
Na Festa da Uva e do Vinho do ano passado, o grupo não precisou agir, mas o trabalho preventivo é mantido para garantir o sossego de quem frequenta as festas em Vinhedo.