Na reta final dos trabalhos de construção, a terceira estação de tratamento de água de Vinhedo, em construção dentro do condomínio São Joaquim, segue recebendo os últimos ajustes para que a estação fique pronta para entrar em operação.
As tubulações, os registros e válvulas continuam sendo interligados entre os tanques e os módulos de tratamento. A escada que dará acesso aos dois tanques de tratamento de água está pronta para ser concretada. Os portões de acesso já foram instalados e ao redor da estação o muro foi levantado.
“Depois de finalizada, a estação terá capacidade para tratar até 720 m³/h de água, beneficiando os bairros Altos do Morumbi, Vida Nova 1, Eldorado e Vila Savian que sofrem problemas de falta de pressão na rede. O abastecimento de água será feito com uma rede subadutora implantada ao longo da estrada da Capela”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Para armazenar a chegada da água bruta do rio Capivari, parte do terreno foi rebaixado em 4 metros para criar um novo tanque. Essa nova área vai armazenar mais água do que o espaço atual.
A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada para distribuição. A rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm já está pronta. Ela foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.
“Com a ETA 3 nós utilizaremos a outorga máxima de captação no rio Capivari, aumentando a oferta de água para o município. Com mais um reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água tratada construído na estrada da Boiada e com outros investimentos que iniciaremos ainda este ano nós vamos proporcionar mais qualidade de vida para todos”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.
Investimentos para 2015
Para 2015, outras obras importantes para a cidade serão iniciadas por causa dos convênios já assinados junto aos Governos Federal (PAC 2) e Estadual (FEHIDRO) que repassarão cerca de R$ 30 milhões.
Esse recurso será utilizado na implantados 19 km de rede coletora de esgoto doméstico do Distrito Industrial, na construção de estações elevatórias e emissários de esgoto para os bairros Altos do Morumbi, Colinas de São Diego, Vila Fontaine e São Joaquim, além da ampliação da estação de tratamento de água do Jardim Santa Cândida (ETA 2) que aumentará a capacidade de tratamento da estação para 300 m³/h e da expansão da rede de distribuição para o Distrito Industrial que será abastecido pela ETA 3 em construção no São Joaquim.
Também será feita a adequação da rede de água na Nova Vinhedo com a substituição da rede em cimento amianto para tubos de PVC e de ferro fundido em uma extensão de 6.174 metros, diminuindo as perdas de água tratada ocasionados por vazamentos e melhorando a distribuição de água para a população.
Neste projeto também está contemplado a reforma do reservatório de 800 mil litros da Nova Vinhedo. Depois que toda a rede for substituída, ele será esvaziado para ser reformado e impermeabilizado.
Ainda está no planejamento da Sanebavi para 2015 o desassoreamento completo da represa I, João Gasparini, para aumentar a capacidade de armazenamento de água bruta no local.