A Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) continua realizando nos bairros de Vinhedo os trabalhos de pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis na rede de água.
Desde o início dos trabalhos, a análise já foi realizada no condomínio Jardim Paulista I, Jardim São Thomé, Jardim Miriam, Jardim Melle, Parque Iolanda, Morada da Lua, Chácaras Mirante das Estrelas, Residencial Reserva da Mata, Fazenda Cachoeira, Caixa d’água e Recanto Canjaranas.
O serviço será executado em todo o município no prazo de 12 meses após a assinatura de convênio junto ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) que repassou ao município R$ 2,6 milhões em recursos, com contrapartida de 15% do município, para serem investidos no combate às perdas e que incluem o serviço de pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis e a adequação da rede de água na Nova Vinhedo.
“Com esse trabalho nós estamos identificando os pontos com problemas e abrindo ordens de serviço para consertar os vazamentos não visíveis o mais rápido possível, preservando a água que é de extrema importância. Toda essa ação vai complementar o trabalho que vínhamos desenvolvendo em Vinhedo nos últimos anos para reduzir o índice de perdas”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
A identificação dos pontos com vazamentos não visíveis é feita pelos equipamentos conhecidos como geofones. O técnico faz uma primeira análise da rede de água até os ramais de ligação com o geofone mecânico para identificar possíveis pontos de vazamentos e depois realiza uma avaliação precisa desses locais com o geofone eletrônico.
Constatado o vazamento não visível, o local é marcado e uma ordem de serviço é aberta pela Sanebavi para que o conserto seja realizado.
“Nos últimos anos, estamos realizando uma série de ações para garantir o abastecimento de água com qualidade para a população, investindo em equipamentos e tecnologia para controlar as perdas físicas de água, combatendo as ações de fraudes e vazamentos não visíveis. E esse trabalho não para já que ainda este ano iniciaremos a adequação da rede de água na Nova Vinhedo”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
A adequação da rede de água na Nova Vinhedo está orçada em R$ 2.033.942,56 e prevê a substituição da rede em cimento amianto para tubos de PVC e de ferro fundido em uma extensão de 6.174 metros, diminuindo as perdas de água tratada ocasionados por vazamentos e melhorando a distribuição de água para a população.