Profissionais que atuam com sucatas e lavagem de veículos terão que fazer adequações em suas atividades para evitar contaminação de solo, água e ar
A partir deste mês, os profissionais que trabalham com coleta, armazenamento e venda de sucata, assim como aqueles que atuam nos serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos precisarão solicitar licenciamento ambiental junto à Prefeitura para exercer regularmente suas atividades.
A exigência foi estabelecida pelo decreto 167, de 5 de agosto de 2014, e, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, tem como objetivo adequar estas atividades, alinhando-as às normas ambientais vigentes e assim prevenir o descarte irregular de resíduos que podem contaminar o solo, a água e o ar. “Um lava jato, por exemplo, precisará ter filtro de óleo e água, seus poços artesianos devem ser regulamentados e a pulverização de produtos químicos deverá ser feita em local apropriado para não atingir propriedades vizinhas”, exemplifica o biólogo da secretaria José Carlos Bellussi Junior.
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Gilberto Lorenzon, explica que atualmente já são 160 atividades que precisam da licença ambiental municipal para funcionar com regularidade e que a inclusão destas novas ocupações à norma é necessária para a preservação ambiental. “Vinhedo tem o importante certificado Município Verde Azul e nossos cuidados com o meio ambiente são constantes e focados na prevenção de problemas”, ressalta.
Bellussi Junior esclarece que ainda em janeiro os estabelecimentos que trabalham com lavagem de veículos e com sucatas serão notificados sobre a nova exigência e poderão contar com a orientação da equipe da pasta do Meio Ambiente e Urbanismo para fazer as adequações necessárias e, assim, obter a licença ambiental.
Para o prefeito Jaime Cruz, este é mais um importante passo que visa reforçar a atuação do município em favor do meio ambiente, promovendo e atualizando ações para garantir a qualidade de vida de todos os moradores de Vinhedo.
Município Verde Azul
Em dezembro, Vinhedo conquistou pelo 6º ano consecutivo o certificado Município Verde Azul, concedido pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, reconhecendo sua boa gestão ambiental. Com 86.81 pontos, numa escala que varia de zero a 100, Vinhedo ficou em 56º lugar, sua melhor colocação neste período em que participa do projeto, e ganhou nove posições em relação à melhor classificação anterior (69º), de 2012.
Para receber a pontuação, foram avaliadas ações em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Entre as ações e conquistas recentes que comprovam o comprometimento da atual administração com o meio ambiente estão o plantio de árvores em diversas regiões da cidade, o trabalho inicial da criação do Parque da Capela, os projetos de educação ambiental, com destaque para o prêmio recebido pelo PCJ, o trabalho de construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e o de Mobilidade Urbana.