Tanto em língua portuguesa como em matemática, a pontuação comprovou o bom nível de aprendizado dos alunos do 2o ano
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados da Avaliação da Alfabetização Infantil 2014, mais conhecida como Provinha Brasil, por escola e, de maneira geral, todas as instituições de ensino fundamental da rede municipal de Vinhedo obtiveram notas bastante elevadas.
Composta por testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a avaliação é aplicada duas vezes ao ano (no início e no final) para crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras e visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento e também à capacidade de fazer contas básicas.
Em Língua Portuguesa, a unidade que atingiu a maior pontuação foi a Escola Municipal Abel Maria Torres, localizada no bairro caixa D’Água, com 17,9 pontos. Logo atrás ficou a E.M. Dr Abrahão Aun, na Nova Vinhedo, com 17,84 pontos e, em terceiro lugar, a E.M. Professora Magdalena Lébeis, do Jardim Bela Vista, com 16,68 pontos.
Em Matemática, a E.M. Abel Maria Torres obteve 19,21 pontos, a E.M. Abrahão Aun 18,3 pontos e a E.M. Professora Antonia do Canto e Silva Cordeiro, do Jardim Brasil, com 17,53 pontos.
Em ambos os testes a nota máxima era 20 e para obter a pontuação final de cada escola foram tiradas a médias dos resultados obtidos na avaliação do começo do ano e na do final, aplicada em novembro.
Para o prefeito Jaime Cruz, o desempenho de Vinhedo foi bastante satisfatório e mostra que todos os projetos e investimentos feitos no setor são recompensadores. “Estamos atentos para que nossos alunos desenvolvam as habilidades necessárias de cada período escolar e ao vermos estas notas altas temos a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Luiz Fernando Bonesso de Biasi, além de ser uma ferramenta para constatar o retorno dos investimentos feitos na qualidade do ensino público vinhedense, estes dados ajudam a traçar ações visando a melhoria do desempenho nos próximos anos. “Tanto em leitura, como em matemática, nossos resultados foram acima de 15, portanto, ótimos. Todas as escolas já receberam suas pontuações e isso permitirá que os gestores e professores atuem fortemente para melhorar os resultados a cada ano”, ressaltou.
Saiba mais sobre a Provinha Brasil
A Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012, instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com a proposta de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. A Provinha Brasil é um meio de aferir os resultados.
A avaliação é elaborada e distribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm a oportunidade de participar da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas.