Confraternização marcando o encerramento do ano contou com a presença de mais de 100 pessoas no Centro Médico
A Prefeitura de Vinhedo, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira, 9, um encontro entre a equipe profissional do Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDA) com familiares e pacientes que recebem os cuidados em suas residências.
O evento aconteceu no Anfiteatro do Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto, no Jardim São Matheus, e contou com a presença do Secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, do chefe de gabinete, Cláudio do Nascimento, da diretora de Assuntos Estratégicos da secretaria, Aline Guiraldelo de Souza, e da vereadora Ana Genezini. O objetivo da confraternização foi celebrar mais um ano intenso de trabalho da equipe multidisciplinar que vai até a casa dos pacientes acamados.
A fisioterapeuta Rita Junqueira, que atua há dois anos no PAMDA, ressaltou que o cuidado se faz com técnicas, mas também com afeto, carinho, conversas e abraços. “Nosso trabalho visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas é uma troca, pois nós, profissionais, também aprendemos muito com eles”, disse.
Alguns pacientes deram depoimento e fizeram agradecimentos a todos os profissionais do programa mantido pela Secretaria de Saúde. “Minha mãe tem Alzheimer e logo que procurei o PAMDA já foram uma médica, uma fonoaudióloga e outros profissionais em casa, todos com sorriso no rosto nos dando orientações importantes com palavras otimistas. Meu sentimento é de agradecimento”, afirmou Heloísa Ferraz Moreno, moradora do Canjaranas.
O morador do Jardim Melle, José Franco Bueno, que é um dos pacientes atendidos pelo programa, levou seu violão para fazer uma apresentação ao lado da esposa Antonia, em homenagem ao trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar. “Se meu marido está aqui hoje tocando violão é devido ao trabalho que vocês fazem com ele”, reforçou a esposa.
A equipe do PAMDA apresentou músicas e um poema foi declamado em homenagem aos pacientes. Ao final, o secretário José Luis Bernegossi afirmou que está orgulhoso por estar à frente de uma pasta que conta com 560 profissionais que cuidam da saúde da população vinhedense. “Também tenho certeza de que a cidade tem orgulho dos serviços prestados, inclusive pelo PAMDA”, afirmou.
Para o prefeito Jaime Cruz, o atendimento domiciliar é um serviço importante que favorece a saúde e o bem estar das pessoas em tratamento de saúde e que ajuda a família, inclusive emocionalmente. “O PAMDA é um dos exemplos que mostram a importância que a saúde tem para a nossa administração”, completou.
Ao final, as pessoas que compareceram ao encontro receberam mudas de plantas nativas da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.
Trabalho contínuo
O PAMDA oferece atendimento multidisciplinar em casa aos pacientes acamados que não conseguem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde por apresentarem problemas de locomoção, seja física ou em decorrência de problemas de saúde.
A equipe multidisciplinar do PAMDA é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas, fisioterapeutas e nutricionistas.
De acordo com o relatório do segundo quadrimestre da Secretaria da Saúde, são 121 pessoas atendidas pelo programa no município. A maior demanda no período foi pelo atendimento de técnicos de enfermagem, responsáveis por 4.010 procedimentos, de enfermeiros, com 2.038 atendimentos e de fisioterapeutas, com 1.660.