Campanha foi criada pela Secretaria de Saúde com o intuito de estimular as crianças a deixarem de lado os hábitos que prejudicam a saúde bucal
A Casinha do Papai Noel de Vinhedo, montada na Praça Sant´Ana, tem um detalhe a mais: uma caixa para que as crianças com mais de três anos que ainda usam chupeta e mamadeira deixem lá estes objetos ao pedirem o presente de Natal ao bom velhinho.
A iniciativa é da Secretaria de Saúde e tem como objetivo estimular a retirada de dois hábitos comuns na infância que podem prejudicar os dentes, assim como a fala.
A ideia partiu da dentista Daniela Moitinho Schock, responsável pela prevenção em Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha de perto as crianças, inclusive ministrando palestras para elas e para os pais nas escolas, dentro do projeto Mãe Educadora.
Na opinião dela, é uma oportunidade ímpar de encorajar os pequenos, afinal já é comum os pais pedirem para que eles troquem a chupeta e a mamadeira pelo presente natalino. “É ideal retirar, sobretudo a chupeta, até os dois anos de idade para evitar problemas como alterações na fala e a maloclusão. Mas se conseguirmos fazer com que a garotada de até cinco anos adote esta ideia, ainda estaremos agindo preventivamente, evitando a maloclusão severa”, diz.
Ação Contínua
A Prefeitura de Vinhedo aposta na importância de estimular a população a agir preventivamente quando o assunto é saúde, inclusive bucal. Por isso, a Secretaria de Saúde mantém, em parceria com a Secretaria de Educação, um programa que avalia constantemente a saúde bucal das crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs).
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Cláudia Pellicer Mattos, ao longo deste ano foram avaliadas 957 crianças nos CEIs, onde 340, ou seja, 35,5%, apresentaram algum tipo de alteração, tanto de oclusão (mordida), quanto na fala. “As que têm alterações são reunidas em grupos e participam de encontros onde, através de fotos, desenho animado e música, elas são encorajadas a mudar os hábitos”, explica.
Depois disso, elas são encaminhadas para atendimento clínico com a fonoaudiologia e a ortodontia preventiva, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Tanto este programa, como a caixa na casinha do Papai Noel, são iniciativas importantes para que a chupeta e a mamadeira não comprometam os dentes, nem as falas de nossas crianças”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
O Secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, lembra que o apoio dos pais torna projetos como estes mais promissores e com resultados mais positivos.
Serviço:
Funcionamento da Casinha do Papai Noel
De 2ª a 6ª-feira (de 8 a 12, 15 a 19 e 22 e 23): das 19h às 22h.
Sábados (6,13 e 20/12): das 10h às 12h e das 13h às 14h30.
Véspera de Natal (24/12): das 9h às 12h.
Papai Noel na Capela
Local: Shopping Capela (Av. Nossa Senhora de Lourdes, 90)
Sábados (6,13 e 20/12): das 15h às 16h
Véspera de Natal (24/12): das 13h30 às 16h.