Muitos alunos que frequentam o CEI – Centro de Educação Infantil – Turma da Mônica, no Jardim São Thomé, estão tendo a oportunidade de vivenciar, pela primreira vez, diferentes linguagens artísticas na própria unidade de ensino.
Este semestre, foi criado o projeto “Sexta Cultural” para promover atividades nos mais variados gêneros, como dança, música e teatro, e incentivar, desde o berçário, experiências como forma de potencializar as habilidades dos estudantes.
O prefeito Jaime Cruz avalia positivo os projetos educacionais que valorizam as expressões artísticas e culturais no aprendizado do aluno na Rede Municipal de Ensino.
“Além de estimular a apresentração oral entre os alunos, proporcionamos cultura dentro da escola para muitas crianças que não têm o hábito de assistir a apresentações artísticas, espetáculos de dança, música e encenações teatrais. Está sendo um projeto mmuito interessante para estudantes, educadores e funcionários”, comentou a diretora da unidade de ensino infantil, Patricia Teixeira Secches.
Na última Sexta Cultura, dia 21, os próprios alunos encenaram o clássico infantil Chapeuzinho Vermelho e os expectadores foram as demais crianças da unidade, funcionários e professores. Apresentação de tango será a próxima atração. O projeto já contou com a participação de cantores, dançarinas do ventre, bailarinas, entre outras apresentações.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CEI Turma da Mônica, Leonor Vasconcellos, idealizadora do projeto, as crianças e a equipe escolar aprenderam a apreciar e a valorizar os momentos do projeto. “Já nas primeiras apresentações foi possível verificar o interesse e a participação das crianças, além da motivação em realizar as suas produções artísticas, juntamente com professores. O projero possibilita trazer para o ambiente escolar uma experiência de formação pessoal em conservatórios, escolas de dança, de teatro e outras expressões artísticas”, explicou.
O CEI Turma da Mônica é uma unidade de educação infantil da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que atende atualmente 250 crianças de 4 meses a 6 anos de idade.