Anúncio foi feito em reunião da Comissão de Gestão da Santa Casa, que aconteceu nesta quinta-feira na Secretaria de Saúde
O serviço de Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa de Vinhedo deverá funcionar 24 horas por dia ainda neste mês de novembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 13, na reunião que aconteceu na Secretaria de Saúde com os membros da Comissão de Gestão da Santa Casa de Vinhedo.
Segundo o prefeito Jaime Cruz, reabrir a Santa Casa com a ampliação do horário de funcionamento – no passado o serviço funcionava apenas até às 18h – é uma forma de oferecer à população um serviço mais completo. “Este já é o primeiro resultado dos trabalhos que estamos realizando há 90 dias, com a requisição administrativa da Santa Casa. É o primeiro passo, mas decisivo para um novo momento no atendimento hospitalar da cidade”, ressaltou.
O prefeito afirmou ainda que, juntamente com o PA, devem ser abertos leitos clínicos e de longa permanência e que está em estudo a possibilidade de, posteriormente, abrir leitos psiquiátricos.
Na reunião, comandada pelo Secretário Municipal de Saúde, José Luis Bernegossi, foi apresentada a prestação de contas dos primeiros 90 dias de trabalho administrativo, desde a intervenção da Prefeitura com o objetivo de reabrir a Santa casa com atendimento especialmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A transparência em todo o processo é uma das exigências do prefeito Jaime Cruz. “Até o dia 4 de dezembro deve ser apresentado o Plano Diretor, mas neste momento já é possível avaliar que estamos caminhando a passos largos para que os vinhedenses tenham a Santa Casa como uma opção de atendimento médico gratuito, somando-se às ações de qualidade que já oferecemos na Rede Municipal de Saúde”, disse o secretário José Luis Bernegossi.
Na ocasião também foram debatidos temas como a auditoria das contas dos últimos anos, o levantamento de orçamentos para a reforma que será necessária, principalmente no Centro Cirúrgico, e a contratação de profissionais de saúde para atuar na Santa Casa. “Na próxima semana faremos um levantamento da situação em que se encontram os equipamentos hospitalares”, revelou o Gestor Geral da Santa Casa, Celso Beltramini.
De acordo com o Gestor Clínico, Adriano Eurico Chitacumula, será feito um planejamento da logística da reforma para que ela não atrapalhe o funcionamento da instituição e principalmente que seja um trabalho de qualidade e que garanta boas condições de funcionamento ao local por muitos anos. “Ainda não é visível para a população o que está acontecendo dentro da Santa Casa, mas nós que estamos lá dentro já vemos uma nova realidade”, afirmou a provedora Marta Eliza.
Além do presidente da Comissão e Secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, dos gestores Celso Beltramini e Adriano Eurico Chitacumula, e da provedora da Santa Casa, Marta Eliza, também participaram da reunião o Secretário de Governo, Eliazar Ceccon, o Secretário de Negócios Jurídicos, Elvis Tomé, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis Albino, e os vereadores Alexandre Viola, Dario Pacheco e Bacural.