13 NOV 2014
Empresas cadastradas no Procon de Vinhedo podem resolver reclamações eletronicamente

A CIP Eletrônica, uma nova ferramenta oferecida pelo Procon de Vinhedo, órgão ligado a Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura, promete reduzir o tempo de resposta e desburocratizar o atendimento dos consumidores.

Essa nova ferramenta permite que o fornecedor seja comunicado eletronicamente, por e-mail, quando da abertura de uma CIP (Carta de Informações Preliminares) de um consumidor.

“É um sistema que beneficia tanto o consumidor, que terá a sua demanda encaminhada imediatamente, como a empresa, que pode agir prontamente e agradar o seu cliente”, afirma o Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

Para a CIP Eletrônica funcionar de forma ágil no atendimento do cliente e eliminar os custos do encaminhamento físico de informações e respostas para os órgãos de defesa do consumidor, é preciso o engajamento do fornecedor nessa iniciativa.

Ao se cadastrar, o fornecedor recebe um login e uma senha para acessar o sistema, e a partir daí toma conhecimento do pedido do consumidor e responde o assunto também via web, fornecendo as explicações necessárias, sem a necessidade de encaminhar qualquer documento físico.

Para aderir à CIP Eletrônica, o fornecedor deve entrar em contato com o Procon de Vinhedo, pegar e preencher o Termo de Responsabilidade, e entregar a procuração da pessoa responsável pelo login/senha e também o contrato social ou última alteração.

“O processo é simples e com a documentação entregue, serão feitas as alterações no sistema para que a empresa tenha esse benefício de ser comunicada imediatamente sobre a queixa do consumidor”, afirma o diretor do Procon de Vinhedo, Matheus Galbes.

A CIP eletrônica dá a chance do fornecedor resolver o problema apresentado pelo consumidor preliminarmente ao processo administrativo, evitando assim possíveis sanções e ainda a inclusão do nome da empresa no Cadastro Estadual e Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Empresas que querem aderir à CIP Eletrônica, devem procurar o Procon Vinhedo, na Rua Humberto Pescarini, 301, fone (19) 3826-7873, ou ainda pelo e-mail: diretoria.procon@vinhedo.sp.gov.br. O horário de atendimento é das 9h00 às 17h00.