Já na reta final dos trabalhos de construção da terceira estação de tratamento de água de Vinhedo dentro do condomínio São Joaquim, continua em execução a instalação de equipamentos e ajustes das estruturas.
O tanque de captação de água bruta está recebendo as estruturas de proteção, conhecida como guarda corpo e nos dois módulos de tratamento foi instalado as comportas. Parte da área foi aterrada para deixar o terreno nivelado. Também estão em construção a subestação de energia elétrica e a portaria.
“Com as obras civis praticamente finalizadas, nós estamos fazendo os ajustes necessários e instalando os equipamentos para que a estação entre em funcionamento”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
Depois de pronta, a ETA São Joaquim terá capacidade para tratar até 720 m³/h de água. A estação vai beneficiar também os bairros Altos do Morumbi, Vida Nova 1, Eldorado e Vila Savian que sofrem problemas de falta de pressão na rede. O abastecimento de água será feito com uma rede subadutora implantada ao longo da estrada da Capela.
“Com a ETA 3 nós vamos racionalizar energia elétrica já que não será mais necessário bombear a água coletada até a ETA 1 na Vila Planalto. A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada para distribuição”, explica o Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.
A rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm já está pronta. Ela foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.