A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá no próximo dia 12, sábado, das 9h às 12h, na Escola Dom Mathias, um evento para cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome. Para participar basta ter entre 18 e 55 anos e, após uma rápida triagem, doar apenas 10ml de sangue.
“Salvar vidas são as duas palavras que definem o objetivo de uma ação como esta. Em muitos casos, o doador não está dentro de casa e precisa recorrer ao banco de medulas, então quanto mais pessoas estiverem cadastradas, mais chances de ver uma vida ser totalmente reconstruída. Vamos todos participar”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Para se tornar um doador é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
O procedimento para cadastro é rápido, basta comparecer no dia da doação com documento de identificação e após uma rápida triagem, colher 10ml de sangue que serão enviados para o Redome. Sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada e uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
O transplante de medula é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.
O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em aproximadamente 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).
Serviço:
Cadastro para Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome
Dia: 12/10/19 – sábado
Local: Escola Municipal Dom Mathias
Horário: 9h às 12h