Em mais uma ação da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, para chamar a atenção das mulheres para a prevenção do câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa, foi realizada na manhã desta sexta-feira (17) uma caminhada por ruas do bairro da Capela nas proximidades do CASM – Centro de Atenção a Saúde da Mulher.
A caminhada foi realizada com a participação, principalmente, das alunas de Lian Gong e trabalhos manuais, e teve a presença de perto de 50 pessoas.
“Todas as ações são importantes para despertar nas mulheres a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de mama”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Na sexta-feira que vêm, dia 24, às 9h00, a Prefeitura volta a realizar na Praça Sant’Anna, no Centro, nova ação do Outubro Rosa, com a distribuição de folhetos informativos sobre o câncer de mama, encerrando a programação de divulgação da campanha, mas as mulheres podem procurar as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde e marcar seu exame preventivo do câncer de mama.
“Outubro serve para reforçar a iniciativa, mas as UBS estão sempre à disposição para agendamentos de exames desse tipo durante o ano”, afirma o Secretário de Saúde, José Luis Bernegossi.
Mutirão de Papanicolau
Além da ação preventiva no combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria da Saúde, promove também em outubro campanha para exame de papanicolau com a finalidade de detectar alterações nas células do colo do útero.
O primeiro mutirão é neste sábado, dia 18 na UBS da Vila Planalto e o outro dia 25 no CASM. Para esses exames, não é necessário agendamento nem pedido médico. O exame deve ser feito periodicamente por todas as mulheres que tem ou já tiveram atividade sexual, independente da idade. O horário é das 8h00 ás 12h00.
O Centro de Atenção a Saúde da Mulher (Casm) fica na Rua Juliana Von Zuben Degelo s/nº – na Capela e a UBS Planalto, na Rua Brasília, 273.
Em caso de alteração no resultado do exame, a paciente será orientada a agendar uma consulta com ginecologista da Rede Municipal de Saúde.
CASM
O CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher é um local de acolhimento e atendimento diferenciado, criado pela Prefeitura, destinado a atender com qualidade todas as necessidades das pessoas do sexo feminino do município.
No local são oferecidas consultas ginecológica e obstétrica, consultas de pré-natal incluindo as de média complexidade, exames como colposcopia, vulvoscopia, ecografias mamária, pélvica e abdominal, atendimento psicológico e nutricional.
O CASM também acolhe mulheres vítimas de violência. No local é oferecida toda assistência necessária e sigilosa às mulheres que necessitem de intervenção ginecológica, atenção social e psicológica de profissionais capacitados.
O CASM foi inaugurado em outubro de 2011.