Os alunos do ensino fundamental (Fund. I e II) das escolas municipais e estaduais de Vinhedo aprovaram as mudanças introduzidas no cardápio há aproximadamente 60 dias.
O resultado de 78% de aceitação foi revelado na pesquisa realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação com 2.400 alunos das escolas municipais Nilza Maria Carbonari Ferragut, Jair Mendes de Barros, Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro, Maria de Lourdes Von Zuben , Claudio Gomes, Franco Montoro, Integração, Ricardo Junco, Dom Mathias, Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben, Professora Darci Ana Dêgelo Briski, Magdalena Lébeis, Abraão Aun, e Abel Maria Torres, além de estudantes da Maria do Carmo R. Von Zuben, Schoba e Patriarca (estaduais), e equivalentes a 30% do total, dos períodos da manhã e da tarde.
“Esse índice revela o acerto da introdução de uma alimentação saudável para esses alunos, um trabalho, aliás, realizado em parceria com a Secretaria da Saúde para evitar excessos e o aparecimento da obesidade infantil”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Entre os 22% que deram resposta negativa, a Secretaria da Educação detectou problemas pontuais, como a rejeição de alguns itens, e também itens da infraestrutura que precisam de alteração, que já começam a ser planejados para acertos, já que alguns demandam investimentos.
Para 2015 devem ser servidos produtos ainda mais saudáveis como cookies integrais e bolos integrais e sem açúcar e na renovação do pregão, para o segundo semestre do ano que vem, itens de maior aceitação terão a frequência aumentada, caso de lanche com presunto e queijo e pão com carne, entre outros da preferência dos alunos.
A mudança
As mudanças feitas pela Prefeitura, por meio da secretaria da Educação, foram estas: as refeições maiores (almoço), antes servidas nos períodos da manhã e tarde, às 9h e às 15h, foram substituídas por opções mais leves como frutas, barras de cereal e iogurte, por exemplo. A refeição maior é servida às 11h50 e 12h40, de acordo com o período, para que a dieta dos alunos fique alinhada aos horários adequados para cada refeição.
“Nada foi suprimido, apenas readequamos os horários. Respeitamos as exigências do Programa Nacional de Alimentação (PNAE) e queremos o melhor para as nossas crianças”, afirma o Secretario de Educação, Luis Fernando Bonesso de Biasi.
A adequação no horário da merenda e a inclusão de uma refeição mais leve faz parte do projeto “Merenda Certa na Hora Certa”, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, com objetivo de beneficiar ao máximo a aprendizagem e a saúde dos estudantes.
Por meio do programa VIDAS – Vinhedo Desenvolvendo Ações em Saúde – desenvolvido desde 2009 pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação, com objetivo de levar acompanhamento médico, odontológico e nutricional aos alunos da Rede Municipal, a equipe de saúde da Prefeitura desenvolve a pesagem dos alunos que estudam na Rede Municipal de Ensino.
O estudo foi iniciado para detectar possíveis casos de desnutrição, mas diferente do que as profissionais imaginavam, um grande número de crianças apresentava sobrepeso.
Qualidade da Merenda Escolar
A Prefeitura oferece de graça merenda escolar aos mais de 14 mil alunos que frequentam as unidades da Rede Municipal de Ensino e Estadual de Ensino.
Os alimentos que compõem as refeições servidas são variados e o cardápio diário segue uma tabela de calorias indicada para cada faixa etária atendida.
Eles são ricos em macronutrientes que fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e à manutenção do corpo.
É fornecida uma grande oferta de nutrientes e priorizados carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras e proteínas vegetais e animais de alto valor biológico.
Em Vinhedo a merenda escolar privilegia alimentos frescos, in natura e de alto valor nutritivo, tais como carnes magras, pão integral e, logicamente, o arroz e feijão, que é uma combinação rica em sais minerais, vitaminas, fibras, proteínas e carboidratos. Além disso, toda preparação conta com verduras e legumes e também frutas.
Grande parte dos itens é fornecida por agricultores da própria cidade e que fazem parte do programa “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação e os produtores rurais do município para o fornecimento de frutas, legumes e hortaliças à preparação das merendas escolares. O projeto rendeu a Vinhedo o Troféu Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae com o objetivo de reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de pequenos negócios em seus municípios.
Para garantir a qualidade dos alimentos, a equipe responsável pela merenda escolar realiza visitas nas escolas e supervisiona o trabalho de todos os envolvidos no processo de preparo das refeições.