Ação faz parte da missão da Secretaria de Educação para aproximar a família da escola com objetivo de construir aprendizado para transforma sonhos em sucesso
Para resgatar a importância da parceria família e escola no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos e sensibilizar os pais e responsáveis quanto ao compromisso de ser uma referência na vida da criança, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, lançou o projeto Mãe Educadora.
Criado no final de setembro, o programa é desenvolvido nos Centros de Educação Infantil, através de palestra, com a proposta de refletir juntamente com os pais sobre assuntos pertinentes a cada faixa etária. Geralmente são temas importantes e simples, mas que os pais devem conhecer profundamente para auxiliar no aprendizado das crianças, como quantidade e qualidade de tempo com os filhos, ambiente seguro, limites e agressividade das crianças, questões de saúde e higiene, entre outros assuntos.
Os encontros são realizados nas próprias unidades de ensino pelos educadores. Os temas são debatidos mensalmente, de acordo com a necessidade da unidade escolar.
Para o prefeito Jaime Cruz, família e escola se complementam na tarefa de formação do aluno. “A família é a influência mais poderosa no desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência da criança. É a base de qualquer pessoa na infância e é nela que a criança deve encontrar um espaço natural e sadio para o seu desenvolvimento moral e efetivo. A Secretaria de Educação é uma parceira na responsabilidade de educar, porque esta aproximação família e escola é fundamental para uma educação permanente dos alunos”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Coordenados pela equipe da Secretaria de Educação do município e engajados neste pensamento, todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino trabalham com a visão de consolidar a qualidade da educação, sendo esta reconhecida pelos resultados no processo de ensino e aprendizagem. A Educação Infantil se une na mesma missão, acreditando na formação e construção de valores como respeito, senso de coletividade e autonomia, definindo assim, seu papel e se fortalecendo na parceria com a família ao propor o estimulo do raciocínio, ao aprimoramento do senso crítico, e das faculdades intelectuais e físicas das crianças. “Precisamos conhecer as famílias dos alunos que frequentam a Rede Municipal de Ensino para ajuda-las a reconhecer e assumir este papel. O propósito do projeto Mãe Educadora é ampliar o repertório da família, oferecendo subsídios no que diz respeito aos cuidados essenciais com as crianças, para uma melhor qualidade de vida desde a infância. A participação da família revela a confiança nos projetos que são oferecidos pelas escolas de educação infantil e, com certeza, esta parceria contribuirá para transformar sonhos em sucesso”, comentou o secretário de Educação, Luis Fernando de Biasi.