A 21ª Semana do Idoso está sendo especial para muitos idosos de Vinhedo, que estão tendo a oportunidade de mostrar à comunidade grande talento artístico.
A edição 2014 da Semana iniciou nesta quarta-feira e traz em sua programação diversas atividades culturais, sobre o tema “Compartilhando Sabedoria”.
Na solenidade de abertura, na última quarta-feira, dia 23, o grupo de coral Bem Viver soltou a voz para apresentar grandes sucessos da música brasileira, como Trem das 11, Cai N´água, Conversa de Botequim e Cantores do Rádio.
“Foi muito emocionante acompanhar esta apresentação e verificar que muitos idosos descobriram este talento artístico ao chegarem na terceira idade. É gratificante ver a disposição e a alegria que os membros do coral transmitem ao público em apresentações como esta”, disse o prefeito Jaime Cruz, acompanhado da primeira-dama Jaqueline e seu filho Giovani. A secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim também prestigiou a apresentação, na sede do grupo Bem Viver da Terceira Idade, acompanhada dos vereadores Alexandre Viola, Dario Pacheco, Valdir Barreto, Nil Ramos, Paulinho Palmeira e Marcio Melle.
O coral do Grupo Bem Viver é formado por 36 integrantes, com idade entre 60 e 92 anos, que participam do Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos de Idosos (Grupo Bem Viver). É coordenado pela professora da Prefeitura, regente Dinamar Depret.
E para mostrar que diversão e talento não tem idade os idosos também apresentaram o Tributo a Michael Jackson. A coreografia foi montada pela professora Valdirene Siquinelli e resgatou passos artísticos que marcaram a história do grande artista da música pop.
Na abertura da Semana os idosos também apresentaram talento na arte de encenar.
De forma lúdica, os idosos apresentaram a esquete teatral “A revolta da bicharada”, abordando valores que representam o respeito à vida.
“Criar esta peça foi um desafio enorme. Desde janeiro iniciamos a criação deste projeto e buscamos, em cima do tema da semana, elaborar uma mensagem para resgatar em crianças e adolescentes valores como educação, respeito e cidadania. Contamos com o empenho de todos os participantes, tinha gente que vinha com o neto no carrinho para ensaiar. Esta dedicação resultou neste gratificante espetáculo”, explicou Rosa Maria Sanches, que escreveu a peça juntamente com Fernando Custódio e auxílio de Sueli Custódio.
Vladimir Marcos foi o diretor voluntário do espetáculo e destacou como uma experiência inesquecível o trabalho desenvolvidos com os atores da terceira idade. “Como eles têm grande experiência de vida conseguem se expressar naturalmente e esta característica é muito importante no teatro. A disposição e a vontade do grupo me impressionaram muito”, disse o artista e professor de história.
Aos 71 anos, Valdemar Henrique participa de diversas atividades artísticas oferecidas pelo programa Bem Viver da Prefeitura. “Participar destas atividades muda significativamente a minha vida, não imaginava que conseguiria me apresentar em público e a memorizar tantas falas na esquete teatral”, disse o idoso, que participou da apresentação do Coral do Grupo Bem Viver, da esquete teatral e do Tributo a Michael Jackson.
A esquete teatral será apresentada em diversas entidades de Vinhedo que trabalham com crianças e adolescentes, durante a programação da Semana do Idoso, que tem como objetivo estimular entre os moradores práticas de cidadania e de iniciativas que valorizem a experiência de vida das pessoas com mais de 60 anos, para que os valiosos ensinamentos sejam transmitidos às novas gerações. O respeito às necessidades da pessoa idosa e seus anseios também são abordados na Semana.
Programa da Prefeitura
Os moradores com mais de 60 anos, interessados em participar das oficinas de artes, de música e das atividades esportivas, de convívio e eventos culturais do Grupo Bem Viver podem se inscrever em um dos três núcleos de atendimento do serviço, que funcionam no Jardim São Matheus (Rua Antônio Matheus Sobrinho, nº 125); no bairro Capela, no salão social da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Rua Nossa Senhora de Lourdes, nº 95); ou no Jardim Três Irmãos, no salão social da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Rua dos Jequitibás, nº 227).
Para a inscrição, o morador interessado deve, apenas, apresentar a original e a fotocópia do Registro Geral (RG), do comprovante de residência e uma foto 3×4. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no núcleo-sede. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3826-3734.