As alunas de dança das Oficinas Culturais da Prefeitura fizeram belas apresentações no Festival de Joinville, em Santa Catarina, considerado uma referência mundial no segmento.
Com três coreografias (Gata, Feitiço e Rubro Ladies), sob coordenação das professoras Lucimar Bruniéri e Bia Kater, as alunas de jazz, balé clássico e dança irlandesa fizeram em média três apresentações diárias, durante os dias 27, 28 e 29. As apresentações ocorreram em palcos abertos montados em áreas públicas da cidade catarinense.
“A participação das alunas das Oficinas Culturais neste importante festival é o reconhecimento e a valorização do trabalho desenvolvido por este projeto da Prefeitura”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
O Festival conta este ano com 6,5 mil participantes e espera receber mais de 200 mil pessoas do Brasil e do exterior até o final do evento. De acordo com os organizadores do evento, que necerra nesye final de semana, foram recebidas mais de 2 mil inscrições, sendo 838 para palcos abertos, onde as duas equipes de Vinhedo foram selecionadas.
Para garantir a participação das alunas, após a seleção, a Prefeitura arcou com os investimentos em relação aos custos da viagem.
O Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado mundialmente pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes.
“A seleção para se apresentar nesse importante festival mostra a qualidade da nossa equipe de professores e o talento das nossas alunas”, afirma o Secretário de Cultura e Turismo, Adriano Corazzari.
Durante os 11 dias do evento, os grupos apresentam danças de sete gêneros: balé clássico de repertório, balé neoclássico, jazz, sapateado, danças populares, dança contemporânea e danças urbanas. Além dos espetáculos, a programação inclui cursos e oficinas, seminários de dança, feira da sapatilha, entre outras atrações.
Oficinas Culturais
Pelo projeto Oficinas Culturais, a Prefeitura disponibiliza de graça à população 34 opções de cursos, em diversas modalidades como artes plásticas (cerâmica, escultura, atelier aberto, desenho artístico, pintura acrílica, desenho e pintura, óleo sobre tela, patchwork, biscuit, decoupage, mosaico), expressão corporal (alongamento, dança irlandesa, sapateado, ballet, jazz, dança de salão, forró, samba de gafieira, valsa, sertanejo e vanerão, danças urbanas, dança do ventre, bolero, teatro, capoeira) e música (coral, teclado, guitarra & violão, prática de orquestra, flauta, clarinete, saxofone e leitura musical.
Hoje, cerca de 4 mil alunos participam do projeto.
Inscrições
Para participar dos cursos do projeto Oficinas Culturais, o interessado deve verificar se há vagas abertas para o curso de seu interesse, o dia e horário das aulas e a unidade em que é desenvolvido (Centro Cultural Centro, Capela ou Vila João XXIII). Caso não haja disponibilidade de vagas é feito o cadastro do interessado para a lista de espera.
Endereço dos Centros Culturais
Unidade Centro: Rua Monteiro de Barros, 101, Centro – Telefone 3876-1333.
Unidade Capela: Rua José Ferragut, 32, Jardim Bela Vista – Capela – Telefone 3886-5244.
Unidade Vila João XXIII: Rua Papa Pio XII, s/nº, bairro Vila João XXIII – Telefone 3886-2911.