Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), iniciaram a programação da 16ª edição da Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento terá programação diversificada, com palestras e apresentações culturais. O prefeito Jaime Cruz participou da abertura, noauditório da Secretaria de Assistência Social.
“A pessoa com deficiência é como a gente, que trabalha, estuda, que passeia, mas com um diferencial muito grande, que é a sensibilidade. E o que eles precisam não é nada mais que respeito e condições para fazer o que quiserem, sem nenhum tipo de barreira. Por isso a importância de eventos como esse, para que possamos conscientizar a sociedade sobre essas questões”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Também estiveram presentes à abertura, além de secretários municipais e representantes de diversas entidades, a vice-prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim; o secretário de Assistência Social, Eduardo Galasso, que também compôs a mesa; os vereadores Geraldinho Cangussú, Marcos Ferraz, Paulinho Palmeira, Rui Macaxeira e Sandro Rebecca, e a presidente doConselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vinhedo, Viviane Missio.
O objetivo da ação é conscientizar toda a população sobre os direitos da pessoa com deficiência, que vai muito além de uma rampa adaptada ou do respeito às vagas, de estacionamento ou trabalho, destinadas a esse público. Serão cinco dias para discutir e conhecer um pouco mais sobre esse universo.
Ações no município
Durante a abertura do evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social, o Prefeito Jaime Cruz lembrou que recentemente o município adquiriu 20 brinquedos adaptados, que nos próximos dias serão instalados em diversos pontos da cidade, beneficiando crianças cadeirantes.
Atualmente, a Rede Municipal de Educação atende aproximadamente 400 crianças com algum tipo de deficiência, sendo 250 com laudo fechado. Recentemente, a Secretaria de Educação passou a contar com 40 profissionais para lidar especialmente com esses estudantes.
Outro ponto destacado no encontro é que, neste ano, a Prefeitura de Vinhedo, por meio do Programa Selando Parcerias, investirá aproximadamente R$ 10 milhões em diversas entidades da cidade, entre elas, Ceivi, LarCab e Apabex, que trabalham com pessoas com deficiência.
Confira a programação completa do evento:
Abaixo a programação completa do evento:
26 de agosto – 13h30
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social
ABERTURA DA SEMANA
Apresentação Deficiente Visual “Caudo Teclado”
Cerimonial de Abertura
Apresentação de dança adaptada comProfª.Silvia Prado e Cia Acesso àDança
Palestra “Emprego Apoiado”, com apalestrante: Maria Fernanda B.Prezia– Consultora de Emprego Apoiado da APABEX unidade São Paulo.
27 de agosto – 9h30 – 11h
Local: ARCA Capela
Interação musical entre as crianças da ARCA Capela e os adultos da APABEX
* Esta atividade será exclusiva para os atendidos de ambas entidades.
28 de agosto – 14h
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social
PalestraCannabisMedicinal:histórico, utilização e regulamentação.
Palestrante: Dr. RaphaelBontempiFerreira – advogado pela PUC-Campinas, bacharel em Administração de empresas com ênfase em finanças, bacharel em economia, mestre em Direito pela Universidade de Lleida/INEFC – Espanha, especialista em Direito Internacional e estudioso do tema daCannabismedicinal, pela universidade deOaksterdam/California– Estados Unidos.
29de agosto –manhã, tarde e noite
Local:CEFORMI
Atividades sobre adaptação curricular – deficiência intelectual/ TEA, deficiência visual e auditiva
30 de agosto – a partir das 18h
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social
BALADA INCLUSIVA
Animação:DJ Punk