A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, prossegue com a Operação Inverno desde o início de junho. Até o momento, a ação contabiliza 40 acolhimentos com pessoas em situação de rua, sendo que destes, 77,5% são de pessoas de outras cidades, em passagem pelomunicípio.
“Independente de serem de Vinhedo ou não, a determinação foi para que ninguémpermanecesse desassistido nestas noites frias de inverno, não importando o motivo de estaremem situação de rua, pois a prioridade neste momento é o acolhimento imediato. Mobilizamos a Prefeitura para que todos estejam atentos, agindo de forma proativa. E assim tem sido”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
De acordo com levantamento atualizado, das40 pessoas atendidas, 9 são de Vinhedo e 3 aceitaram dar sequência ao atendimento oferecido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, saindo das ruas. Destes, 6 permanecem em atenção da abordagem social.
Os outros 31 atendidos estão de passagem pelo município. O trabalho desenvolvido obteve êxito com 8destas pessoas, que após contato com suas famílias, retornaram para a cidade de origem, o chamado recâmbio. Os demais, 23 acolhidos, seguiram para outros municípios por conta própria.
Durante a abordagem as pessoas são convidadas a pernoitarem na casa de acolhimento que mantém convênio com a Prefeitura, a Associação Reencontro. Lá, recebem duas refeições, kit higiene e cobertor, além de terem a possibilidade de tomarem banho.
A Operação Inverno segue até o dia 21 de setembro e a Prefeitura solicita à população que acione a Guarda Municipal, através do número 153, caso encontre alguma pessoa nessas condições pelas ruas da cidade.