Aparelhos eletrônicos, computadores, impressoras, monitores, televisores, DVD, CD players e placas de circuito, são os alvos da Prefeitura de Vinhedo na sua campanha de coleta de lixo eletrônico, que acontece no próximo dia 26 na sede da Secretaria de Assistência Social, na Rua Oswaldo Cruz, 299, centro, das 8h00 às 17h00.
“Mais do que se desfazer dessas peças, o cidadão vai nos ajudar a dar um destino correto a esses materiais, principalmente para a sua reinserção como matéria prima”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Todos os aparelhos coletados serão enviados para a Ecotronics Ambiental, que dá o encaminhamento para centros especiais voltados à sua utilização como matéria prima, além de fornecer o laudo que atesta o correto descarte dos rejeitos. Os aparelhos eletrônicos em geral têm alguns “inimigos” do meio ambiente quando não descartados corretamente, como o chumbo, o cádmio e mercúrio, por exemplo.
“Quando um aparelho eletrônico perde a sua finalidade ele deve ser descartado corretamente para não prejudicar o meio ambiente”, afirma o Secretário interino da pasta de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura, Eliazar Ceccon.
Pneus e lâmpadas
Pneus e lâmpadas também têm sido descartados corretamente pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Só este ano já foram realizados três descartes de 5,2 mil pneus velhos e inservíveis e milhares de lâmpadas entregues pelos moradores na sua Central de Reciclagem, na Vila Cascais. Os descartes foram realizados por meio de empresas especializadas nessa atividade.
A coleta de pneus e lâmpadas é permanente na Central de Reciclagem da Prefeitura que fica na Rua Miguel Brunelli, 40, na Vila Cascais. Essas iniciativas, entre outras, garantem à Vinhedo a conquista pela quinta vez consecutiva do título de Município Verde Azul concedido pelo Governo do Estado de São Paulo às cidades que desenvolvem ações de destaque com a finalidade de promover a recuperação e preservação ambiental.