Eventos se uniram pela primeira vez, para proporcionar atividades culturais e gastronômicas à população, durante todo o final de semana, no Parque Municipal
Dez apresentações musicais de qualidades estão programadas para os dias 19 e 20 de julho, no Parque Municipal, durante a realização do Festival de Inverno e do Festival Turístico e Gastronômico de Vinhedo que, pela primeira vez, serão realizados juntos para proporcionar atrações de qualidade e gratuitas à população.
O evento será realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Avetur – Associação Vinhedense dos Empresários de Turismo de Vinhedo, durante dois dias, das 10h às 22h.
Vinhedo será palco este ano da união de música e gastronomia. É uma programação diferenciada projetada para ser definitivamente incorporada ao Calendário de Eventos da Prefeitura. Os Festivais de Inverno e Gastronômico, juntos, com uma programação rica em termos de música e opções de pratos, valorizam nossos artistas vinhedenses e nossos bares e restaurantes. O sucesso, com certeza, destes dois eventos tem na qualidade dos artistas que se apresentarão, bem como da diversidade de pratos para todos os gostos, o equilíbrio perfeito” comentou o prefeito Jaime Cruz.
Como forma de valorizar o talento dos artistas da cidade, haverá apresentação a partir das 12h, de diferentes estilos musicais, entre eles Banda Águia, Rinaldo Samba Nossa, Montreal & Santarém, Beto Giglioti Trio, Grupo Incandeia, Giuseppe D´Amato, Rafa Voz. Promessa da música sertaneja, o cantor Rodrigo Marim, que fecha a apresentação musical do dia 19, também é de Vinhedo. Já a Corporação Musical foi convidada pela Prefeitura para se apresentar no evento.
A programação musical será encerrada dia 20 com a cantora Paula Lima. (confira programação abaixo)
Os moradores de Vinhedo e região que prestigiarem o evento também encontrarão os melhores bares e restaurantes de Vinhedo reunidos em um único local, oferecendo pratos criados especialmente para o festival, como Bolo & Cia, Churrascaria Espeto do Trevo, Due Chef, Empório JF, Maria Zabbé, Germânia, Berna, Sorveteria Ideal, Taverna do Chef Nico, Tesori Di Mare. A entidade Ceivi – Centro de Educação Integrado de Vinhedo também estará presente, além das Comunidades Nossa Senhora de Fátima e São Matheus. As famílias produtoras de vinho artesanal de Vinhedo (Amatto, Azzolin, Baccetti, Campovilla, Della Bruna, Ferragut, Ferron, Gomes, Ifanger e Von Zuben) terão espaço para comercialização de vinhos e sucos.
Para o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Adriano Corazzari, o evento promete ser um sucesso. “Estaremos reunindo o que há de melhor na culinária vinhedense, acompanhada de muita música de qualidade. O resultado de tudo isso só pode ser o sucesso”, comentou o secretário.
Mais informações sobre o Festival podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 3876-5393. Acesse a programação completa em http://www.vinhedo.sp.gov.br/painel/dbarquivos/dbanexos/programafestivalinverno2014webp.pdf
Gastronomia no Festival
– Bolo & Cia
Atrativo Principal para o Festival: Bolos artesanais
– Churrascaria Espeto
Atrativo para o Festival: Churrasco na brasa
– Due Chef
Atrativo principal para o Festival: bacalhau (bacalhau confit, croquete de bacalhau, fettucini nero ao molho de bacalhau e limão siciliano)
– Empório JF
Atrativo principal para o Festival: pães
– Maria Zabbé
Atrativo Principal para o Festival: risoto, tábua de frios, antepasto, cebola australiana e caldos & sopas (à noite)
– Germânia
Atrativo principal para o Festival: chopp, cerveja, água e refrigerante
– Berna
Atrativo principal para o Festival: culinária alemã/suíça
– Sorveteria Ideal
Atrativo principal para o Festival: picolé com banho de chocolate
– Taverna do Chef Nico
Atrativo principal para o Festival: arancini siciliana e involtini di melanzane
– Tesori Di Mare
Atrativo principal para o Festival: ceviche, temaki e isca de peixe
– Ceivi – Centro Educacional Integrado de Vinhedo
Atrativo principal para o Festival: café
– Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Atrativo principal para o Festival: derivados do milho (paminha, milho cozido e suco de milho)
– Comunidade São Matheus
Atrativo principal para o Festival: frango com polenta e pastel
– Famílias produtoras de vinho artesanal (Amatto, Azzolin, Baccetti, Campovilla, Della Bruna, Ferragut, Ferron, Gomes, Ifanger, Von Zuben)
Comercialização de vinhos e sucos
Programação Musical no Festival
Sábado, dia 19 de julho
– 12h – Rinaldo Samba Bossa
Uma apresentação única, peculiar, com elementos intrínsecos a um bom show: emoção, animação, delicadeza e romantismo. Clássicos de Bossa Nova, do Samba Raiz e da MPB predominam. Mais que isso, dominam o palco sob uma atmosfera quase que mágica. O repertório, composto por verdadeiras preciosidades musicais do início ao fim, retrata relicários de poemas cantados.
– 14h – Montreal & Santarém
A dupla sertaneja Montreal & Santarém traz um repertório e qualidade musical dentro do contexto sertanejo e clássico romântico, visando manter viva a nossa tradição e cultura, iniciando o repertório com moda raiz, passando pelas músicas românticas entre elas os clássicos e também as modas dançantes.
– 16h – Beto Giglioti Trio
Um caminho a ser seguido? Uma trilha sonora. Tocar tornou-se então o combustível para uma estrada reta. Das aulas iniciais com os professores Pêra e Edu Ardanuy, ainda adolescente, passando pelas primeiras bandas como Youngster, Veste Branca, Marco Anthoniny e Máquina Pop, nos anos 90, a um trabalho mais conceitual. Autoral e instrumental, o Rock e o Blues se mantiveram como bases musicais, foram origens e são destinos.
– 18h – Grupo Incandeia
Criado há mais de 14 anos na cidade de Vinhedo, o Grupo Incandeia é atualmente um dos grupos de pagode mais respeitados da região e alcançou o sucesso na explosão do pagode no início do século XX. O Incandeia passou por mudanças em sua estrutura e atualmente é composto por Edgar (vocal), Fábio (surdo), Alison (rebolo) e Tuchê (pandeiro).
– 20h – Rodrigo Marim
Com arranjos musicais modernos, ritmos dançantes e composições que relatam histórias de amor, o cantor Rodrigo Marim, 23 anos sobe ao palco e conquista o público. Foi aos 12 anos que a arte da música entrou em sua vida. O cantor nasceu em Vinhedo e se tornou músico por influência do pai. Com 18 anos, Rodrigo Marim investiu na carreira musical solo. Agora, usando os seus conhecimentos, Rodrigo Marim leva muita musicalidade para a coletânea ‘Sertanejo Play’.
Domingo, 20 de julho
– 12h – Giuseppe D´Amato
Nascido em uma pequena cidade do sul da Itália, desde pequeno mostra paixão e interesse pela música. Aos 12 anos começa a estudar canto e interpretação na Scuola Diapazon, participando de diversas iniciativas de caráter musicais e culturais.
– 14h – Banda Águia
A Banda Águia trabalha desde 1998 com os mais diversos eventos, sempre deixando sua marca por onde passa “a alegria”. Composta por músicos de excelente qualidade possui um repertório eclético, agradando aos mais distintos gostos musicais.
– 16h30 – Rafa Voz
Desde cedo, entre 7 e 8 anos de idade, começou a dar seus primeiros toques no violão. Tomou gosto pela música ouvindo vários estilos musicais, mas a MPB fez com que Rafa encontrasse inspiração para se tornar músico, espelhando-se em ícones como Djavan, Cartola, Chico Buarque, Luis Melodia, etc.
– 18h – Corporação Musical de Vinhedo
Patrimônio Imaterial de Vinhedo, a Corporação Musical foi fundada em 1979 e possui atualmente 46 integrantes em sua formação completa.
– 19h – Paula Lima
Divisor de águas, Paixão. É assim que Paula Lima, considerada uma das melhores vozes brasileiras da atualidade, define o sexto trabalho da carreira, o álbum “O Samba é do Bem” (2013), que traz 12 canções inéditas assinadas pelos maiores nomes do gênero no país, escolhidos pessoalmente pela intérprete. As canções trazem elementos fundamentais na vida e trajetória de Paula Lima, amor, fé e esperança.
No palco, a vibração de Paula e banda é grande e contagiante, já se tornando apaixonante. Paula Lima lidera a banda formada por Davidson Douglas (violão e diretor musical), Dudu Madureira (cavaquinho), Digo (bateria), Augusto “Bocão” (Percussão), Alemão (Percussão), Will (percussão), Fábio Barbosa (baixo), Naldo (teclados), Fábio Ferreira (backing vocal) e Rafael de Oliveira (Backing Vocal).