A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, através do Setor de Controle de Zoonoses, informa: a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães eGatos do ano de 2019 está suspensa. O motivo é o não envio das doses aos municípios por parte do Ministério da Saúde em decorrência de um problema técnico.
De acordo com comunicado recebido pela Administração Municipal, o Ministério da Saúde remanejou as doses de vacina para áreas prioritárias de acordo com critério epidemiológico. O Estado de São Paulo é considerado controlado para as variantes virais de raiva em cães.
Por conta do não recebimento, o estoque da Prefeitura está zerado, impossibilitando, inclusive, a vacinação rotineira no Setor de Zoonoses. Assim que normalizada a situação será divulgada nos meios oficiais de comunicação da Prefeitura.
A raiva é transmitida aos seres humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, podendo ser transmitida também por arranhões e lambidas. Pessoas que se envolvam em situações com algum animal potencialmente transmissor da doença devem procurar assistência médica.