A Diretora de Relações Institucionais da Fundação Procon/SP, da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania enviou correspondência ao Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, cumprimentando e parabenizando a municipalidade pela gestão do Procon da cidade.
Na correspondência, são destacadas várias atividades do Procon de Vinhedo:
O Procon de Vinhedo cumpriu o convênio firmado tendo enviado para a Fundação todos os relatórios dos 7.040 atendimento de 2013;
Vinhedo marcou presença na reunião regional, em abril, importante para o desenvolvimento de ações para o fortalecimento da política estadual de defesa do consumidor;
O Procon de Vinhedo participou da capacitação com o tema Educação para o Consumo;
Integração ao Sindec — Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o que possibilitou o ingresso do Procon municipal no ranking de atendimentos do estado, ferramenta que possibilita ao consumidor pesquisa das empresas mais reclamadas; e
O Procon de Vinhedo passou a integrar o Cadastro de Reclamações, formado por atendimentos não solucionados na primeira fase.
Levantamento do Procon vinhedense aponta que os itens mais reclamados pelos consumidores são telefonia móvel, telefonia fixa, bancos, tv por assinatura e lojas de departamentos. Os principais problemas são: cobrança indevida, má prestação de serviços, vício no produto, garantia e não entrega de produtos.