16 MAI 2014
Atividade na Praça Sant’ Anna marca Luta Antimanicomial

Ação contou com entrega de folhetos e roda de música com pacientes do CAPS de Vinhedo

Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no próximo domingo, dia 18, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Vinhedo – realizou nesta sexta-feira, dia 16, atividades envolvendo os pacientes, na Praça Sant´Anna.

Além da entrega de folheto informativo, o grupo realizou uma roda de música alegrando a todos que passaram pelo local.

O CAPS é um serviço da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, que visa a reabilitação psíquica em substituição aos hospitais psiquiátricos e de seus métodos no cuidado com as pessoas com transtornos mentais severos. Objetiva a reintegração social pelo acesso ao trabalho, lazer e atividades que promovam qualidade de vida e saúde.

Em Vinhedo o CAPS foi criado pela Prefeitura em 1999 e desenvolve atendimento individual, em grupo, além de visitas domiciliares. Entre as ações estão os planos terapêuticos individuais, que respeitam a identidade e potencial de cada usuário. Dentro dos projetos desenvolvidos com os usuários ocorrem oficinas voltadas à geração de renda com o desenvolvimento de trabalhos manuais (renda revertida aos próprios usuários), cuidados com a horta, alongamento e relaxamento, aulas de informática, ações de saúde e beleza, além de atividades recreativas e esportivas. Também são formados os grupos de expressão, em que são feitas atividades para o desenvolvimento cognitivo, coordenação motora e estímulo de memória e atenção.

A equipe interdisciplinar do de CAPS é formada por médico psiquiatra, psicólogos, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem, farmacêutico, monitores, motorista e profissional de limpeza.