Prossegue até o final de maio a Campanha Nacional de vacinação contra gripe em Vinhedo.
Mais de 18 mil pessoas devem ser vacinadas no município. A meta da Secretaria de Saúde da Prefeitura é imunizar pelo menos 80% do público alvo da campanha que é formado por gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, e pessoas portadoras de doenças crônicas (respiratória, cardiológica, renal , hepática e neurológica; diabetes; imunossupressão; transplantados; obesidade e trissomias). Os portadores de doenças crônicas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (dados desta quinta-feira, dia 8,) foram vacinadas em Vinhedo 6.509 pessoas, sendo 1.485 crianças, 513 trabalhadores de saúde, 184 gestantes, 75 puérperas, 4.252 idosos).
O prefeito Jaime Cruz pede a atenção do público alvo para a campanha de vacinação, tão importante para prevenção da doença.
A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da cidade. (confira abaixo)
Medidas de prevenção
Segundo informações do Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Serviço
Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza – 2014
Horário: Das 7h30 às 16h
Local: UBS Vila João XXIII, Centro Médico do Jardim São Matheus, UBS Três Irmãos, UBS Von Zuben e UBS Casa Verde
Horário: Das 7h às 19h
Local: UBS Planalto e Policlínica da Capela