Vinhedo foi presenteada com a capacitação após ter o projeto “Novo Tempo” selecionado no Programa Talentos da Educação
Prossegue a capacitação dos professores do Ensino Fundamental I da rede municipal que participam do Curso Técnicas Didáticas, uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo e a Fundação Lemann, implementada pela empresa Elos Educacional. Este mês a capacitação foi realizada na quinta-feira (10) na E.M. Antonia do Canto e Silva Cordeiro.
Vinhedo foi presenteada com o curso após concorrer com mais de 30 cidades e ter o projeto educacional "Novo Tempo" indicado entre os 12 finalistas do Programa Talentos da Educação, da Fundação Lemann.
O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, acredita no valor do aprendizado constante e a atualização dos profissionais da rede. "Estamos em processo de contínua melhoria da nossa equipe, que precisa acompanhar as transformações da sociedade. Professores que estão sempre estudando são mais motivados, e quem ganha são os nossos alunos", comentou o chefe do Executivo.
O curso
A carga horária é de 90 horas para professores e 98 horas para gestores, distribuídas entre encontros presenciais, atividades práticas, estudos e leituras individuais até o mês de novembro.
O último encontro foi realizado no dia 10, e o tema abordado foi Planejamento. No final do evento os professores elaboraram um planejamento de aula. A próxima aula está marcada para o dia 16 de maio e terá como tema Avaliação.
Novo tempo
O Novo tempo é focado na recuperação do conhecimento e da autoestima de estudantes em situação de defasagem escolar, oferecendo aos educandos a oportunidade de avançarem em seus estudos a partir do acompanhamento mais individualizado e feito em turmas especiais. É destinado a estudantes do 6º ano do ensino fundamental II e foi iniciado em 2012, atendendo 54 estudantes. No ano de 2013, 21 estudantes, e este ano atende aproximadamente 65 alunos com idade entre 12 e 16 anos. Também este ano o Projeto acontecerá na E.M. Darci Ana Dêgelo Briski, E.M. Dra Nilza Maria Carbonari Ferragut, E.M. Dr. Jair Mendes de Barros e E.M. CIC Eduardo Von Zuben.
A partir de uma proposta curricular e trabalhando com grupos reduzidos de alunos, foi estruturado um projeto muito arrojado para atender diretamente a demanda de alunos que apresentava defasagem de aprendizado no início do ensino fundamental II e fora do ano de estudo indicado à idade.