Nesta quarta-feira, 31, a Prefeitura de Vinhedo, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), divisão da Guarda Civil Municipal, fez a reintegração de alguns pássaros silvestres e de uma seriema à natureza. Antes, os exemplares passaram por um período de recuperação na ONG Mata Ciliar, com a qual a Administração Municipal mantém um convênio. O prefeito Jaime Cruz acompanhou a soltura.
“Cuidar de uma cidade exige carinho e respeito também com os animais. E assim estamos fazendo, com muitas ações importantes em nossa gestão. Trabalhos como esse, que permite que um animal encontrado ferido, ou mesmo apreendido por estar em situação de maus-tratos, possa ser recuperado e reintegrado à natureza”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Na ação desta semana, além da seriema, foram soltos também três pássaros trinca-ferro e dois sabiás-laranjeira.
Por meio deste convênio entre a Prefeitura e a Mata Ciliar, assinado pelo prefeito em maio de 2018, qualquer animal silvestre que estiver ferido e precisar ser monitorado é encaminhado à entidade, o que pode ser feito pela Guarda Civil Municipal, por meio do Grupo de Ações Preventivas Ambientais (GAPA), Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros, mediante o acionamento de qualquer cidadão. Além disso, a ONG também faz a instrução e treinamento dos GCMs para lidar com esses animais durante o transporte.