14 ABR 2014
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa dia 22 em Vinhedo

A Secretaria de Saúde já começou a realizar o agendamento de idosos acamados, maiores de 60 anos, ou pessoas que apresentam dificuldade de locomoção (que fazem parte do grupo prioritário da campanha), para serem vacinados em casa durante a campanha

Mais de 18 mil pessoas devem ser vacinadas em Vinhedo durante a Campanha de Vacinação Contra Gripe, que começa no próximo dia 22 em Vinhedo.

A meta da Secretaria de Saúde da Prefeitura é imunizar pelo menos 80% do público alvo da campanha que é formado por gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias), crianças de 6 meses a 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, e pessoas portadoras de doenças crônicas (respiratória, cardiológica, renal , hepática e neurológica; diabetes; imunossupressão; transplantados; obesidade e trissomias). Os portadores de doenças crônicas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

“Peço atenção do público alvo para o período desta campanha tão importante para prevenção da doença”, comentou o prefeito Jaime Cruz.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina contra influenza estará disponível gratuitamente até 9 de maio, nas Unidades Básicas de Saúde, de acordo com seu horário de funcionamento (veja horários abaixo).

No dia 26, data da mobilização nacional para vacinação contra influenza, duas unidades de saúde funcionarão no sábado, das 8h às 17h: a Unidade de Saúde da Vila Planalto e a Policlínica da Capela. Neste dia quatro equipes de enfermagem volantes percorrerão as instituições de longa permanência para vacinar os idosos.

Vacinação em casa para acamados

A Secretaria der Saúde já começou a realizar o agendamento de idosos acamados, maiores de 60 anos, ou pessoas que apresentam dificuldade de locomoção (que fazem parte do grupo prioritário da campanha), para serem vacinados em casa durante a campanha.

Os responsáveis pelos acamados devem comparecer pessoalmente à Unidade Básica de Saúde mais próxima, no horário de funcionamento de cada posto, para informar os dados pessoais, telefone e endereço da pessoa que receberá a imunização.

A vacinação para este grupo também irá ocorrer no dia 26 de abril e será feita pela equipe de enfermagem volante.

“A Secretaria de Saúde organizou um esquema especial para atender o público alvo da campanha, além dos acamados. Teremos, ainda, equipes de enfermagem visitando as instituições de longa permanência para atender os idosos”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla.

Informações no Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde pelo telefone 3876-6777.

Medidas de prevenção

Segundo informações do Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza – 2014

Data:
De 22 de abril a 9 de maio – se segunda a sexta-feira

Horário: Das 7h30 às 16h

Local: UBS Vila João XXIII, Centro Médico do Jardim São Matheus, UBS Três Irmãos, UBS Von Zuben e UBS Casa Verde

Horário: Das 7h às 19h

Local: UBS Planalto e Policlínica da Capela

Dia da Mobilização Nacional (Dia D)

: 26 de abril – sábado

Local: UBS Planalto e Policlínica da Capela