11 ABR 2014
Procon Vinhedo pleiteia cadeira no Conselho de Telecomunicações da Região Sudeste

O Procon Vinhedo, órgão vinculado à Prefeitura de Vinhedo por meio da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, ingressou no Conselho de Usuários da Telefônica de Campinas em 2011, e desde então vem participando ativamente, dando sugestões e cobrando a empresa prestadora de serviços.

Neste período, muitas ações e conquistas foram realizadas, entre elas: visitas à Central Telefônica e ao site de atendimento da ATENTO ( empresa de telemarketing); explicações sobre a cobrança de terceiros em contas telefônicas, procedimentos e formas de rescisão de contrato; disponibilização do site de informações sobre tipos de linhas, preços de linhas residenciais, cartilhas educativas sobre telefonia pública e telefonia rural; campanhas anti-vandalismo em telefones públicos etc.

A Resolução ANATEL n° 623 revogou a resolução que estabelecia o antigo conselho, e regulamentou a implantação dos novos conselhos de usuários, que abrangem os serviços de telefone fixo, móvel pessoal, móvel especializado, comunicação multimídia, TV a cabo, distribuição de sinais multiponto multicanal, distribuição de sinais de televisão e de áudio por assinatura de satélite, serviço especial de televisão por assinatura e serviço de acesso condicionado.

O documento determina que cada grupo econômico com mais de 1 milhão de consumidores crie um conselho de usuários para a região em que atuar. O Procon Vinhedo está pleiteando uma cadeira no Conselho de Usuários da Região Sudeste, dos grupos econômicos Embratel/NET/Claro; OI, Telefonica/VIVO e SKY.

"Nosso objetivo é continuar o trabalho consultivo, avaliando os serviços e a qualidade de atendimento, além de dar sugestões e propostas de melhorias dos serviços de telecomunicações", destaca o coordenador de defesa do consumidor do Procon Vinhedo, Dr Matheus Galbes.