Vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde até 10 de abril
Em Vinhedo, 940 adolescentes do sexo feminino, com idade entre 11 a 13 anos, já foram imunizadas contra o HPV. A campanha de imunização contra o vírus do papiloma humano atinge adolescentes com objetivo de prevenir o câncer de colo do útero. A faixa etária entre 11 e 13 anos foi escolhida para a campanha porque é nesta idade que o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que vão proteger a adolescente quando estiver na idade adulta.
A meta do município é vacinar, pelo menos, 1.148 adolescentes, o que representa 80% das 1.435 meninas nesta faixa etária.
A vacina é gratuita e está disponível até 10 de abril, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades de Saúde da cidade. A Unidade da Vila Planalto e a Policlínica da Capela funcionam no período noturno, até 19h, para facilitar o atendimento à população.
A campanha de imunização prevê mais duas fases. A segunda dose da vacina deve ser aplicada seis meses após a primeira, ou seja, em setembro e a terceira depois de cinco anos.
Informações podem ser obtidas na Unidade de Saúde mais próxima.
HPV
O HPV é um vírus altamente contagioso, transmitido pelo contato com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. É atualmente um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo têm HPV.
Serviço
Vacina HPV
Data: até 10 de abril
Local: UBS Vila João XXIII, UBS Três Irmãos, UBS Von Zuben, UBS Casa Verde e Centro Médico do Jardim São Matheus
Horário: das 7h às 16h
Local: UBS Planalto e Policlínica da Capela
Horário: das 7h às 19h