Em 2014, mais de mil alunos de Vinhedo vão participar
Representantes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vinhedo participaram na manhã da última quarta-feira (26) da reunião de apresentação da edição 2014 do Projeto EPTV na Escola.
Compareceram no encontro, realizado na Fonte Santa Tereza, em Valinhos, a diretora pedagógica da Educação, Marilene Pisoni Mayr, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Ana Estela Pafaro da Costa e Silva, a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Nadia Mendes Morgante e a professora orientadora de Língua Portuguesa, Maria Luiza Santos Silva.
Em nível regional, o concurso de redação é destinado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental II e que abrange estudantes de todas as cidades que estão dentro da cobertura geográfica da emissora, filiada à Rede Globo. Este ano, cerca de 1150 alunos de Vinhedo, incluindo SESI e EE Patriarca, vão escrever textos para o concurso.
Em sua 15ª edição, o tema do projeto em 2014 é “Como construir o mundo que queremos?”, e tem a missão de propiciar uma importante reflexão sobre o papel do cidadão como um possível agente social transformador, que identifica não apenas os problemas a sua volta, mas também enxerga a possibilidade de agir em prol a construção de uma sociedade mais evoluída em todos os aspectos e, portanto, em um mundo melhor para todos.
Com base nele, os alunos participantes devem escrever uma redação sobre o tema proposto com o mínimo de 15 linhas e máximo de 25. A Secretaria Municipal de Educação e as escolas das redes estadual e particular farão, então, a seleção dos melhores textos escritos pelos alunos de Vinhedo e indicarão, conjuntamente, os 30 trabalhos classificados à EPTV na etapa municipal.
Os estudantes selecionados nessa fase ganharão no segundo semestre um dia de passeio em Campinas, com roteiro que inclui uma visita à emissora e outras atividades. A visita dos estudantes de Vinhedo está prevista para o dia 28 de agosto.
Das 30 redações selecionadas na etapa municipal, a EPTV fará novamente uma avaliação dos textos pré-selecionados e avaliará todos de acordo com sua criatividade e abordagem de fatos relevantes, dentro do tema proposto.
Na última etapa do concurso, a EPTV fará a escolha dos dez melhores trabalhos da região, que se transformarão em reportagens televisivas. Os nomes dos dez alunos finalistas serão divulgados nos telejornais da emissora em 27 de outubro.
Prêmios
Os estudantes finalistas receberão como prêmio de participação um televisor HD, enquanto que a escola do 1º colocado na classificação final receberá um equipamento de data show como premiação.