26 MAR 2014
Exposição Nacional de Orquídeas de Vinhedo terá este ano espaço especial para deficientes visuais

Evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Parque Municipal. Entrada é gratuita

A 15ª Exposição Nacional de Orquídeas, que ocorre de 11 a 13 de abril, no Parque Municipal de Vinhedo, poderá ser a oportunidade para muitos deficientes visuais apreciarem, pela primeira vez, a beleza de uma orquídea.

Na edição deste ano, haverá um espaço destinado à apreciação das flores com as mãos, uma experiência única, sobretudo a quem não pode “ver com os olhos”.

As flores, de diferentes espécies, segundo explicou o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Adriano Corazzari, serão colocadas em uma bancada em uma área no pavilhão de exposição. “Será a oportunidade para os visitantes com deficiência visual tocarem nas flores, sentirem seu perfume e receberem de seus acompanhantes ou dos próprios organizadores do evento as explicações sobre cada exemplar”, explicou o secretário.

A Exposição Nacional de Orquídeas é promovida pelo CAO VIVA – Clube dos Amigos da Orquídea de Vinhedo, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Na sexta-feira, dia 11, o evento estará aberto apenas para venda de plantas, das 9h às 20h. Neste dia chegam as flores que serão avaliadas e julgadas por juízes qualificados pela CAOB – Coordenadoria das Associações de Orquidófilos do Brasil. As flores serão classificadas em 1º, 2º e 3º lugar em 11 categorias, seguindo regras nacionais, e irão compor as flores da exposição, que poderá ser visitada no sábado, dia 12, das 9h às 18h e no domingo, dia 13, das 9h às 17h.

Poderão ser apreciadas pelos visitantes mais de 1.300 orquídeas de orquidófilos de 35 cidades de todo o país, segundo o presidente do CAO VIVA, José Francisco Vanucchi. Hoje, mais de 30 mil espécies de orquídea estão catalogadas.

Para o prefeito Milton Serafim, a Exposição de Orquídeas é uma excelente opção de passeio gratuito. “Além de conferir a beleza das plantas, a população terá a chance de aprender mais sobre como cuidar delas. Tenho certeza que quem for ao parque ficará muito satisfeito com tanta beleza”, comentou o prefeito.

A entrada é gratuita e a expectativa dos organizadores é de atrair mais de 8 mil pessoas durante os três dias de evento.

Para a realização da exposição a Prefeitura fornece gratuitamente o espaço e a infraestrutura adequada para montagem da exposição, que tem como finalidade difundir e incentivar o cultivo de orquídeas e promover a educação ambiental.

Cursos gratuitos aos visitantes

Os visitantes também poderão obter mais informação sobre o cultivo de orquídeas. Serão oferecidos três cursos gratuitos sobre o assunto: no sábado às 10 e às 15h e no domingo, às 10h. Não é necessário fazer inscrição antecipadamente.

Informações sobre a 15ª Exposição Nacional de Orquídeas podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone 3876-5393.

Exposição de Orquídeas

Local
: Parque Municipal Jayme Ferragut, localizado na Avenida Apparecida Tellau Seraphim, s/nº, Portal

Dia e horário:

– sexta-feira – 9h às 20h – aberto somente para venda de plantas