Evento já conta com mais de 24 empresas âncoras e mais de 170 ofertantes inscritas
Falta uma semana para a realização, em Vinhedo, do único evento “Rodada de Negócios” de 2014, uma parceria entre o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP- de Jundiaí, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura e a Associação Empresarial de Vinhedo (Aevi).
O evento acontece no dia 20 de março no Parque Municipal Jayme Ferragut e este ano contará com empresas de origem germânica, suíça e austríaca, por isso faz parte da programação oficial do “Ano Alemanha + Brasil 2013-2014”. Mais de 170 indústrias das cidades de Vinhedo, Jundiaí, Atibaia, Itupeva, Itatiba, Louveira e Várzea Paulista de diversos segmentos já encaminharam suas demandas para o evento e 24 indústrias já estão na lista como âncoras.
Coletiva de imprensa
Na tarde da última quinta-feira (13), foi realizada uma coletiva de imprensa na Aevi com o objetivo de prestar mais informações sobre os detalhes da Rodada de Negócios em Vinhedo.
Representando o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, esteve o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, José Pedro Cahum, acompanhado pelo o chefe de gabinete da pasta, Amadio Cremonesi Neto, ao lado do presidente da Aevi, Geraldo Goldschmidt e do diretor titular do CIESP Jundiaí, Mauritius Reisky.
Um município pujante
O diretor do CIESP Jundiaí fez questão de destacar os motivos para a escolha de Vinhedo como sede de um evento deste porte. “Vinhedo é um município pujante e obtivemos resultados muito significativos na rodada realizada na cidade em 2013. Além disso, Vinhedo foi o único município que, em 2013 entre os que fazem parte da área do Ciesp Jundiaí, apresentou crescimento real de 9,17% no volume das exportações em relação a 2012, enquanto o Brasil perdeu competitividade”, comentou.
“Outro fator é que Vinhedo foi a segunda cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que em janeiro de 2014 apresentou maior número de empregos gerados por mil habitantes. Isso mostra que o ritmo de crescimento da cidade continua. Agradecemos muito à Prefeitura que foi fundamental na tarefa de convencer as empresas âncoras a fazerem parte deste evento. Enfim, somos imensamente gratos ao Poder Público e à Aevi por acreditarem no nosso projeto e se empenhar para que ele fosse possível. A Rodada 2014 em Vinhedo já superou nossas expectativas e acredito que devemos atrair pelo menos mil pessoas ao evento. Estimamos que uma rodada tradicional gere a possibilidade de negócios em torno de R$3 a R$ 5 milhões, mas a diversidade de empresas ofertantes em Vinhedo pode fazer com que isso aumente muito “, finalizou Mauritius.
Expectativa alta
O secretário José Pedro Cahum, que representou o prefeito Milton Serafim em função de reuniões externas, falou das grandes expectativas com o evento. “O prefeito Milton Serafim está muito otimista com a realização deste evento, pois a Rodada possibilita a aproximação entre empresas de vários portes gerando muito retorno para Vinhedo e região. O governo não mede esforços para contribuir para a geração de renda e emprego em Vinhedo e a oportunidade de sediar mais uma vez essa Rodada muito nos honra e ressalto o importante papel do Ciesp e Aevi. Nosso distrito industrial está sendo ampliado em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados que deverá receber nos próximos mais empresas de grande porte. Para atrair ainda mais empresas o prefeito Milton Serafim também já solicitou ao Governo do Estado de São Paulo a duplicação da Rodovia Miguel Melhado Campos, que liga Vinhedo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, além de uma alça para a Rodovia dos Bandeirantes”, destacou Cahum.
O presidente da Aevi lembrou que a ideia de cooperação deve ser a maior marca da Rodada de Negócios. “Eu não tenho dúvidas de que esse evento será um grande sucesso”, disse Geraldo Goldschmidt.