A meta da Prefeitura é vacinar pelo menos 80% das 1.435 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos
Terá início dia 10 de março, em Vinhedo, a Campanha Nacional de Vacinação contra HPV, programada pela primeira vez pelo Ministério da Saúde. A vacina será gratuita e será disponibilizada nas Unidades de Saúde da cidade até 10 de abril.
A campanha de imunização contra o vírus do papiloma humano (HPV) atingirá adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos de idade, com objetivo de prevenir o câncer de colo de útero. A faixa etária foi escolhida para a campanha porque é nesta idade que o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que vão proteger a adolescente quando estiver na idade adulta.
O prefeito Milton Serafim pede antecipadamente a atenção dos pais para que programem a imunização fundamental para prevenção da doença. “Por isso é importante que pais e responsáveis levem as adolescentes para serem vacinadas e se protegerem o mais cedo possível”, destacou o prefeito Milton Serafim.
A campanha de imunização prevê mais duas fases. A segunda dose será aplicada seis meses depois, ou seja, em setembro, nas unidades de saúde, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
A meta da Secretaria de Saúde de Vinhedo é vacinar pelo menos 1.148 crianças, o que representa 80% das 1.435 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos.
A vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinas das Unidades de Saúde.
HPV
O HPV é um vírus altamente contagioso, transmitido pelo contato com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. É atualmente um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo têm HPV.
Serviço
Campanha de vacinação contra HPV
Data: de 10 de março a 10 de abril
Local: UBS Vila João XXIII, UBS Três Irmãos, UBS Von Zuben, UBS Casa Verde e Centro Médico do Jardim São Matheus
Horário: das 7h às 16h
Local: UBS Planalto e Policlínica da Capela
Horário: das 7h às 19h