24 FEV 2014
Procon de Vinhedo dá dicas sobre hospedagem no carnaval

A Prefeitura de Vinhedo, por meio do Procon, órgão ligado a Secretaria de Negócios Jurídicos aproveita a chegada do carnaval para alertar a população sobre como aproveitar melhor esses dias de folga em relação à hospedagem. As informações são da Fundação Procon.

As dicas são verificar se próximo ao local escolhido existe fácil acesso a transporte, farmácias e restaurantes, entre outros serviços; solicitar ao estabelecimento algum panfleto publicitário, se houver; pesquisar em revistas e guias especializados; confirmar os horários de início e término da diária e se há refeições inclusas nela; e, se ao chegar ao local a situação for adversa ao combinado, procure munir-se de documentos que comprovem o ocorrido como, por exemplo, fotos.

Uso do cofre

Caso utilize o cofre do hotel para guardar dinheiro, objetos de valor ou documentos, verifique: se existe alguma taxa por este serviço; se é individual ou coletivo; quem tem acesso; o horário de funcionamento e se há cobertura de seguro.

Faça uma declaração em duas vias discriminando detalhadamente o que está sendo guardado. Uma via, assinada pelas partes, fica de posse do consumidor e a outra, com o responsável pela guarda.

Na retirada de algum pertence do cofre, fique alerta para que seja dada baixa corretamente no documento de registro de entrada.

Aluguel para temporada

– o prazo deste tipo de locação não pode ultrapassar 90 dias e o pagamento de alugueis e encargos pode ser solicitados antecipadamente e de uma só vez;

– exija recibo discriminado de todas as quantias pagas;

– verifique a localização do imóvel, inclusive as condições de acesso ao local, pontos de referência e infraestrutura da região;

– sempre que for possível, faça uma vistoria no local, em companhia do proprietário ou representante, relacionando por escrito as condições gerais em que se encontra o imóvel. Na impossibilidade dessa inspeção, procure obter informações com conhecidos que já tenham ocupado o imóvel, não confiando apenas em fotos ou no anúncio de sites;

– Faça um contrato contendo tudo o que foi tratado verbalmente, discriminando data de saída, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada das chaves, tipo e número de cômodos, garagem, etc. Caso o imóvel seja mobiliado, devem constar neste documento a descrição de seu estado de conservação e a relação de móveis e utensílios disponíveis. Ao final da locação, efetue nova vistoria.

Evite pagar integralmente a locação de forma antecipada e exija o envio da confirmação de pagamento. Guarde recibos, extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação com o fornecedor.

Sites de compras coletivas

Os sites de compras coletivas possuem diversas ofertas de hospedagens e agências de turismo. Os grandes descontos prometidos podem atrair o interesse do consumidor, que deve ficar atento a todos os detalhes da oferta. Em caso de dúvida, consulte o SAC da empresa.

Em caso de problemas com o serviço contratado, tanto o hotel (pousada e afins) que fez a oferta como o site de compra coletiva podem ser procurados, pois ambos são responsáveis por solucionar a questão.