Foi oficialmente aberta na tarde deste sábado (8) a 53ª Festa da Uva e 5ª Festa do Vinho com a presença de autoridades e turistas de diversas partes do estado e do país.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, acompanhado pela primeira-dama, Neusa Serafim, o secretário de Cultura e Turismo e Presidente da Comissão Organizadora da Adriano Corazzari, a presidente da Acovec, Ana Lúcia Falsarella; o vice-prefeito e secretário de Governo, Jaime Cruz; o secretário de Educação, José Luis Bernegossi; de Administração, Carlos Tosto; da Controladoria Geral do Município, Elvis Thomé; de Indústria, Comércio e Agricultura, José Pedro Cahum; de Negócios Jurídicos, Silvia Bontempi; de Serviços Municipais, Odair Seraphim (Canjica); de Obras, Augusto Bracialli; da Fazenda, Deise Serafim; da Saúde, Nádia Capovilla; de Assistência Social, Claudinéia Vendemiatti Serafim; de Esportes e Lazer, Gustavo Zampieri; de Habitação, Marcio Cesar Campos (Balu); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudete Palaro, e o secretário de Transportes e Defesa Social, Antonio Luis Falsarella.
O prefeito Milton Serafim agradeceu a presença de todos e lembrou que os personagens principais da Festa da Uva e do Vinho são os produtores.
“Eles são verdadeiros heróis que trabalham de sol a sol para produzir frutas e agora o vinho. Felizmente hoje podemos dizer que Vinhedo já produz vinhos de qualidade e temos uma dezena de produtores mostrando isso aqui neste evento. Uma emissora de televisão fez uma reportagem colocando Vinhedo como exemplo de produção de vinhos com uvas de castas nobres, veiculando em todo o mundo. Plantamos uma semente no passado e estamos colhendo os frutos e, se depender da Prefeitura, quem quiser produzir, mesmo que em uma pequena área, vai ter apoio com isenção de impostos e apoio. Esse ano, vamos mandar um projeto para a Câmara para comprarmos mais mudas e contamos com o apoio dos vereadores para ajudarmos nossos produtores. Esses homens merecem nossa homenagem, pois não deixam a cultura vinhedense morrer. Peço a Deus que mantenha esses homens vivos e eu prometo que enquanto eu estiver aqui continuarei os apoiando. Que tenhamos uma ótima festa, que possamos mostrar a importância de Vinhedo para todo o Brasil”, disse o prefeito Milton, que iniciou seu discurso sob chuva, depois de dias de seca em Vinhedo.
Representando o Poder Legislativo estiveram o presidente da Câmara de Vinhedo, Rubens Nunes, a vereadora Ana Genezini e os vereadores Val Rodashow, Junior Choca, Bacural, Hamilton Port, Edu Gelmi, Nil Ramos, Márcio Melle, Alexandre Viola, Dario Pacheco e Paulo Palmeira. Das cidades próximas o presidente da Câmara de Valinhos, Lourival Messias de Oliveira, que também preside o Parlamento Metropolitano, o vereador de Valinhos Popó, o presidente da Câmara de Holambra, além de demais representantes de entidades, sindicatos e associações e autoridades religiosas e militares. Representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi destacou a importância do apoio ao produtor rural. “Eventos como esses reforçam que o homem do campo merece toda a nossa atenção. Trago hoje um abraço caloroso do governador Geraldo Alckmin e desejo muito sucesso à festa, que é uma forma de exaltar a riqueza do circuito das frutas que as cidades sabem fazer tão bem”.
O secretário estadual de Gestão Pública e deputado licenciado da Assembleia Legislativo, Davi Zaia, também compareceu. Prestígio Prefeitos também marcaram presença no evento: de Valinhos, Clayton Machado, de Piranguinhos (MG), Antonio Carlos, e de Holambra, Fernando Fiori de Godoy. Também prestigiaram a festa os deputados estaduais: Cauê Macris, Campos Machado, Célia Leão e Beto Tricoli e os deputados federais Guilherme Campos, Roberto Freire e Arnaldo Faria de Sá. Rionegro & Solimões Hoje à noite a dupla Rionegro & Solimões faz o primeiro show da festa, com entrada franca. Não perca!