Objetivo é discutir a atuação dos Creas entre os municípios
Na última quarta-feira (22) Vinhedo sediou o primeiro encontro do ano dos municípios participantes do Grupo InterCreas . O grupo tem como objetivo a troca de experiências e o aprofundamento da metodologia de atuação dos profissionais dos Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Em nome do prefeito Milton Serafim, a secretaria Claudineia Vendemiatti Serafim abriu a reunião dando as boas vindas e se colocando à disposição para sediar os encontros, ressaltando a importância desse intercâmbio entre os municípios. ” Dentro da administração do Prefeito Milton Serafim há sempre espaço para políticas sociais e por isso a importância de encontros com esses propósitos”, disse a secretária.
Estiveram presentes representantes das cidades de Piracaia, Itupeva, Louveira e Vinhedo. Outros munícipios que fazem parte como Itatiba, Valinhos e Várzea Paulista não puderam estar presentes.
Nesta primeira reunião, a ideia foi fazer o planejamento anual dos encontros. Foi definido que os encontros serão realizados mensalmente, e cada em uma cidade. Em fevereiro, acontece em Louveira, em março, em Piracaia, em abril, em Itupeva e, em maio, em Vinhedo. Os demais municípios, à medida que puderem comparecer aos encontros, também serão envolvidos nessa dinâmica.
Creas
No Creas são ofertados serviços especializados, com caráter de atendimento continuado na esfera de proteção e atenção social que incluem acolhida, escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, monitoramento, orientação e encaminhamento nas áreas psicossocial e jurídico-social. Os trabalhos são desenvolvidos a fim de assegurar a proteção imediata às pessoas em situação de violência e também contemplam o atendimento sociofamiliar, psicossocial individual e em grupo e a abordagem nas ruas dos grupos vulneráveis, tais como população de rua, famílias, crianças e adolescentes.
Além da procura espontânea pelas famílias e dos cidadãos que se encontram em situação de risco pessoal e social por violação de direitos, o Creas também recebe encaminhamentos das duas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos bairros Capela e Nova Vinhedo; e do Serviço de Atendimento às Famílias (SAF), no Centro.