A partir desta quarta-feira, dia 11, a Rua Manoel Matheus passa a ter sentido único de circulação de veículos, do trecho existente entre a Rua João Batista Falsarella até o cruzamento com a Praça Francisco Hitner, altura dos bairros Jardim Itália e Jardim Junco. A medida faz parte do estudo desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte e Defesa Social, para proporcionar melhorias à circulação de veículos na malha viária municipal, sobretudo nos horários de pico. Com a mudança, a Rua Manoel Matheus passa a permitir a circulação de veículos apenas sentido Bairro-Centro.
A mudança também foi determinada pelo prefeito Milton Serafim, após reunião realizada nesta segunda-feira, dia 9, com comerciantes da região do portal. O chefe do executivo municipal ouviu sugestões de lojistas em relações as recentes mudanças de trânsito que foram feitas na Avenida dos Imigrantes, que desde novembro passou a ter mão única de circulação de veículos, sentido Centro-Portal.
No encontro o prefeito atendeu aos comerciantes e deu total abertura para que todos colocassem suas opiniões em relação às mudanças efetuadas, visando melhorar cada vez mais o trânsito local.
Dentre as sugestões apresentadas, a Prefeitura deve adotar, por exemplo, estacionamento em 45 graus em frente ao comércio e aos serviços existentes na região, padronizando apenas um lado de parada dos veículos; e também pretende abolir a guia rebaixada, para que os veículos não mais estacionem nas calçadas, deixando o espaço livre à circulação segura dos pedestres, uma antiga queixa relacionada à região.
A Prefeitura já instalou placas informativas sobre o período autorizado ao estacionamento de veículos, na forma de estacionamento rotativo, que é de duas horas na Avenida dos Imigrantes. A medida visa democratizar o uso do espaço em benefício do comércio e serviço local. Por meio das placas, os motoristas também são alertados sobre a proibição de estacionamento em calçada, com informações de que o passeio deve ficar livre ao uso dos pedestres.